quarta-feira, 17 de novembro de 2010


River vence 'superclássico' com gol de ex-jogador de rival e respira; Boca deve
perer técnico

Com amplo domínio sobre seu maior rival, Boca Juniors, o River Plate levou a melhor no “superclássico” argentino desta terça-feira, no Estádio Monumental de Nuñez, derrotou o adversário por 1 a 0 e interrompeu a série de sete partidas sem vitória no Campeonato Argentino.

Em duelo válido pela 14ª rodada do Torneio Apertura, o River venceu com um gol marcado pelo zagueiro Jonathan Maidana, ex-jogador do Boca Juniors, aos oito minutos do segundo tempo. Com o resultado, o River chega aos 21 pontos, quatro a mais que o maior rival.

Mas a situação da equipe ainda é delicada na competição. Pela média das três últimas temporadas, o River soma 105 pontos em 90 jogos e precisa de mais três para alcançar o Hurácan (108) e fugir da repescagem, contra um time que viria da segunda divisão em um duelo por uma vaga na elite.

A derrota no clássico desta terça-feira deve custar o emprego do técnico do Boca, Claudio Borghi, campeão do Clausura de 2010 com o Argentinos Juniors, mas muito questionado pelos torcedores e por parte da diretoria do clube. O próprio treinador havia sinalizado que poderia entregar o cargo em caso de um mau resultado. Situação parecida viveu o River, que demitiu o técnico Angel Cappa no último dia 8.

O principal destaque da partida ficou por conta do goleiro do Boca, Javier García, que fez pelo menos duas grandes defesas no primeiro tempo e uma na etapa complementar, evitando uma goleada no Monumental. Ele só não evitou o gol de Maidana, que aproveitou bem cruzamento da direita aos oito minutos do segundo tempo e desviou de cabeça.

As atenções também estiveram voltadas para o meia Juan Román Riquelme, astro do Boca, com problemas físicos e ainda se recuperando após uma operação no joelho. Ele retornou à equipe depois de seis meses na derrota por 2 a 0 para o Argentinos Juniors no último dia 6, mas contra o River teve uma atuação muito apagada e acabou substituído.

Logo aos 12 minutos de jogo, Riquelme fez sinal para o banco de reservas e chegou a pedir para sair, com dores no joelho. Ele acabou ficando em campo no sacrifício durante os primeiros 45 minutos e foi substituído no intervalo por Chávez.

O próximo compromisso do River Plate no Torneio Apertura acontece no dia 21, contra o San Lorenzo, no Estádio Nuevo Gasometro. O Boca, provavelmente sob novo comando, receberá o Arsenal na Bombonera, no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário