quarta-feira, 17 de novembro de 2010

No duelo das potências em crise, França supera a Inglaterra

A França derrotou a Inglaterra por 2 a 1 nesta quarta-feira, em amistoso disputado em Wembley. A partida colocou frente à frente duas seleções tradicionais, que tentam se reerguer após fiascos na Copa do Mundo da África do Sul. No Mundial, a França não passou da primeira fase, enquanto a Inglaterra foi eliminada nas oitavas de final pela Alemanha, ao sofrer uma sonora goleada de 4 a 1.

Desde o começo da partida, a França já sinalizava que seria superior. Sempre nas jogadas de Samir Nasri e Karim Benzema, a equipe treinada por Laurent Blanc levava perigo à meta defendida pelo goleiro Ben Foster. Do outro lado, os ingleses eram pragmáticos e contavam apenas nos lances de bola aérea do estreante centroavante Andrew Carroll para levar algum perigo.

Até que, aos 16 minutos, Benzema dominou na entrada da área, cortou dois marcadores, tabelou com Florent Malouda e bateu firme e rasteiro de perna esquerda, para fazer um belo gol e abrir o marcador. Com o gol, os Bleus seguiram superiores e passaram a sufocar os adversários, que tentavam se segurar na defesa.

Após o intervalo, o técnico da Inglaterra, Fabio Capello, colocou Adam Johnson, Ashley Young e Micah Richards. As alterações e a maior participação do meia Steven Gerrard melhoraram o desempenho dos ingleses na partida.

Encolhida no começo do segundo tempo, a França esperava o momento certo para encaixar um contra-ataque. E isto ocorreu logo aos 10 minutos, quando Gourcuff fez ótima enfiada para Sagna, que arrancou pela direita e cruzou para Nasri, que furou. Porém, Mathieu Valbuena estava perto do lance e aproveitou a jogada para chutar firme e ampliar o placar.

A vantagem dos Bleus deixou a partida mais aberta. A Inglaterra se lançou com tudo para o ataque, começou a pressionar, mas ficou muito exposta na defesa - em um espaço que Nasri aproveitou para acertar a trave aos 37 minutos.

Participativo no segundo tempo, o astro Gerrard sentiu dores e precisou ser substituído aos 38 minutos. Tudo bem. Peter Crouch entrou no jogo e, logo em seu primeiro lance, ele aproveitou-se de uma cobrança de escanteio de Ashley Young para esticar sua perna direita e empurrar para o fundo da rede.

O gol animou os ingleses, que foram com tudo para cima e obrigaram o goleiro Hugo Lloris a realizar grandes defesas. Mesmo com a pressão até os 50 minutos, a França segurou o resultado e conseguiu sacramentar a quadra de triunfos e um tabu diante dos Tree Lions, que não vencem o clássico desde 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário