domingo, 3 de abril de 2011

A2: Morre em Minas Gerais um dos maiores ídolos da história do São BentoFaleceu em Minas Gerais Julião, um dos maiores ídolos do Bentão em todos os tempos
Sorocaba, SP, 31 (AFI) - Numa semana amarga, que marcou a queda do São Bento para a Terceira Divisão, o clube teve mais uma noticia triste nesta quinta-feira. Faleceu em Minas Gerais Julião, um dos maiores ídolos do Bentão em todos os tempos e que fez parte do grande time que levou o time ao primeiro acesso para a primeira divisão, no ano de 1963.


Confira!
» A2: Todos os clubes que brigam pelo acesso já disputaram a elite do Paulistão


Segundo informação dada pelo jornalista Doraci Sola Galera em uma das últimas edições do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, Julião enfrentava problemas de saúde com mal de alzheimer. O ex-jogador se chamava Geraldo Salvador e era lateral-direito, como informou o ex-secretário geral do São Bento, Nilton Belo, que conviveu com o jogador na época do acesso para a primeira divisão. Belo destacou o profissionalismo e seriedade de Julião como atleta profissional do São Bento.

Segundo recordou o jornalista J.Cesar, do Jornal Folha de Votorantim, como treinador, além das divisões de base do Azulão, foi técnico do Derac de Itapetiniinga, do Estrada e do Clube Atletico Votorantim. Julião trabalhou como treinador da base do São Bento no juniores duas vezes, sendo a segunda na década de 70 na gestão do presidente Rivaldo Costa de Oliveira. Segundo Belo, anos depois Julião acabou indo para Minas Gerais onde foi morar com sua filha e onde faleceu nesta quinta-feira.

Depois que parou com a bola, Julião trabalhou como professor na rede pública em São Sebastião do Paraíso-MG. O corpo chega à Sorocaba nesta quinta-feira, será velado na Ossel da Vila Assis e será enterrado às 8 horas da manhã deste sábado, no Cemitério Pax, em Sorocaba.

Homenagens
Um dos primeiros a tomar conhecimento e a divulgar o falecimento do ex-ídolo do Bentão foi Wiliam Alves, do site "Vamos Subir Bento". Segundo Alves, a associação "Vamos subir, Bento!" planeja uma homenagem aos atletas daquela conquista histórica de 63, mas com a morte de Julião, infelizmente, não conseguiu realizá-la a tempo de agradecer ao lateral em vida.

"No entanto ele merecerá uma justa homenagem póstuma ao lado de Raimundinho, Picolé e tantos outros", explica Alves.

Julião no time de ouro do Bentão
Em pé: Julião, Odorico, Nestor, Paulinho,Ceci e Salvador; agachados: Afonsinho, Cabralzinho, Picolé, Bazaninho e Paraná. Essa foi a formação, (na foto acima) do Azulão que conseguiu o primeiro acesso do São Bento em 1963 para a primeira divisão.

Foram dois empates numa melhor de três jogos para decidir o Campeonato Paulista da 2ª divisão de 1962. E no dia 22 de fevereiro de 1963, uma sexta-feira, véspera de carnaval, 3 mil torcedores beneditinos foram a São Paulo incentivar o São Bento naquela decisão contra o América, com peruas, carros particulares e trens especiais que foram colocados pela EFS – Estrada de Ferro Sorocabana à disposição da torcida.

No jogo, apitado por Anacleto Pietrobom o empate em 1 a 1 e na prorrogação aos 12 minutos do primeiro tempo, Bazzaninho lançou Paraná pela esquerda, e esse passou dois adversários e serviu o centro avante Picolé que só teve o trabalho de empurrar para as redes do goleiro Reis. São Bento 2 a 1, título e acesso inédito. A ficha técnica do jogo:

São Bento 2 x 1 América
Data: 22/02/1963
Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1962 / Decisão – 3º Jogo
Local: Estádio do Pacaembu São Paulo
Árbitro: Anacleto Pietrobom
Renda: Cr$ 5.371.850,00 –
Gols: Nestor e Picolé (São Bento), Dirceu (América)

São Bento
Valter; Julião, Odorico e Salvador; Nestor e Paulinho; Raimundo, Cabral, Picolé, Bazzaninho e Paraná .
Técnico: Wilson Francisco Alves, o Capão

América
Reis; Murilo, Gutemberg e Ambrósio; Fogueira e Renatinho; Colada, Sapucaia, Valter, Cuca e Dirceu.
Técnico: João Avelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário