quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PE: Náutico e Santa Cruz tentam impedir o hexa estadual do SportAtual pentacampeão, o Sport busca o hexa estadual, feito que somente o Náutico conquistou na década de 60Recife, PE, 12 (AFI) - A bola vai rolar no Campeonato Pernambucano nesta quinta-feira, naquele que promete ser o mais equilibrado dos últimos anos. Atual pentacampeão, o Sport busca o hexa estadual, feito que somente o Náutico conquistou na década de 60 (63/64/65/66/67/68). O Timbu é o principal concorrente do Rubro-negro, e correndo por fora está o Santa Cruz, que não ergue a taça desde 2005.


Confira!
» 'Nunca me senti tão motivado', avisa Ronaldinho Gaúcho após chegada ao Fla


A primeira rodada será disputada toda nesta quinta-feira. O Sport começa sua caminhada contra o América, às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. O Leão terá em seu elenco alguns remanescentes do ano passado, como o goleiro Magrão, o atacante Ciro e o meia Elton. As principais contratações foram o atacante uruguaio Pablo Pereira e o atacante Alessandro, artilheiro da Série B do ano passado pelo Ipatinga.

Comandado por Roberto Fernandes, o Náutico dá a largada contra o Petrolina, às 22h30, nos Aflitos. O Timbu investiu pesado para impedir o rival Sport de conquistar o hexacampeonato. Em seu elenco, o Alvirrubro terá nomes como os dos ex-bugrinos Douglas e Ricardo Xavier, do volante Derley, ex-Internacional e do meia Eduardo Ramos, Ex-Corinthians e Sport. Dentre os três grandes do Estado, o Náutico é o que detém o maior jejum: desde 2004 não conquista o título estadual.

Ainda tentando se reorganizar, o Santa Cruz debuta no Estadual deste ano contra o Vitória, às 21 horas, fora de casa. Depois de mais uma vez fracassar na Série D do Campeonato Brasileiro, o time coral tenta surpreender e conquistar o título estadual pela 25ª vez. Com elenco mais modesto ao dos concorrentes, o Santa aposta no meia Mário Lúcio, ex-Guarani, que vem se destacando nos jogos-treinos. Além dele, o zagueiro Thiago Matias, ex-Palmeiras, e o goleiro Tiago Cardoso, ex-Atlético-PR e Fortaleza, são os destaques da equipe.

Dos clubes do interior, o Salgueiro é o que tem mais chances de surpreender. O Carcará do Sertão conquistou uma inédita vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, e espera repetir a boa campanha no Estadual. O clube estreia contra a Cabense, às 21 horas, em casa.

Números
Além de ser o atual pentacampeão, o Sport também é o recordista de títulos estaduais. O Leão ergueu a taça estadual 39 vezes, contra 24 do Santa Cruz e 21 do Náutico. O trio defende um tabu histórico, já que desde 1944 que o campeão não é um dos três. Há 67 anos o campeão foi o América, que conquistou o título outras cinco vezes nas primeiras décadas do século 20: 1918, 1919, 1921, 1922 e 1927.

Esta será a segunda oportunidade do Sport igualar o invejado hexacampeonato do Náutico. O Rubro-negro foi campeão de 96 a 2000, mas em 2001 o título ficou justamente com o Náutico, frustrando a torcida do Leão, incomodada com a frase eternizada pela torcida alvirrubra: "Hexa é Luxo".

Regulamento
A competição terá a participação de 12 clubes, que se enfrentam em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros colocados. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Na segunda fase, o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo joga contra o terceiro em jogos de ida e volta. Os vencedores fazem a final em duas partidas.

Conheça todos os técnicos do Campeonato Pernambucano:
América - Luciano Ribeiro
Araripina - Júnior Caruaru
Cabense - Paulo Júnior
Central - Maurício Simões
Náutico - Roberto Fernandes
Petrolina - Neco
Porto - Laelson Júnior
Salgueiro - Cícero Monteiro
Santa Cruz - Zé Teodoro
Sport - Geninho
Vitória - Peu Santos
Ypiranga - Adelmo Soares

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Pernambucano:

Quinta-feira
20h30
Sport x América

21 horas
Porto x Araripina
Ypiranga x Central
Salgueiro x Cabense
Vitória x Santa Cruz

22h30
Náutico x Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário