quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Xavi polemiza e diz que Messi é o melhor jogador da história

Na segunda-feira, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador de 2010 pela Fifa, em eleição que causou polêmica sobretudo na Espanha. Nesta quinta, o meio-campista Xavi, terceiro mais votado para a Bola de Ouro, entrou na discussão de forma incisiva. Em entrevista à ESPN, ele disse que Messi não é apenas o melhor em atividade, mas também o maior de todos os tempos, à frente de lendas como Pelé e Maradona.

“Para mim foi justo, pois o melhor jogador do mundo é o Léo (Messi), eu já disse muitas vezes. Se é que se busca uma justiça futebolística, ele é o melhor do mundo. O fato é que se tem por costume em anos de Mundial dar a Bola de Ouro para um jogador campeão, por isso aqui na mídia espanhola estão “enfadados e enojados”, pois não aconteceu assim”, disse o meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola.

“Não quero faltar com repeito aos jogadores do passado, mas para mim o Messi é o melhor jogador da história do futebol”, cravou Xavi. A polêmica causada na Espanha pela vitória de Messi no prêmio da Fifa deixou Xavi espantado. Principalmente porque o argentino vive há uma década no país ibérico.

“Ele se criou aqui. É argentino, mas com 12 ou 13 anos já teve sua educação aqui, no Camp Barça, que é uma escola de futebol e da vida e ensina valores corretos. Me ensinou e ensinaram ao Messi, creio eu. Léo é um aluno desta escola do Barcelona e creio que se sente muito orgulhoso disso”, afirmou.

Modesto, Xavi reconheceu ser um jogador mais útil coletivamente e fez questão de ressaltar o papel dos companheiros do Barcelona em suas atuações nas últimas temporadas. “Sou um jogador coletivo, e no nível individual não sou nada. Acredito que isso é assim com qualquer um. A minha sorte é jogador com os melhores, e isso me faz melhor.”

O meio-campista ainda revelou que chega a sofrer quando erra um passe ou perde a bola para um adversário. “Eu sou muito de pensar no jogo q quero sempre estar com a posse da bola, e não perde-la. Sofro muito quando perco a bola. Fui criado assim. Trato de dar sempre o melhor para a equipe e nada mais”, disse.

A equipe a que Xavi se refere – o Barcelona comandado por Pep Guardiola – é um dos grandes times dos últimos tempos. Questionado se o Barca atual pode ser um time lembrado para sempre, o meio-campista não escondeu a vontade de que isso aconteça.

“Não sei. Gostaria muito de ser, pois estou nesta equipe. Mas, não estou em condições de dizer isso. Não me atrevo. Há equipes muito boas que revolucionaram o futebol, cada um em sua época. Quem sabe o Barcelona pode ser uma referência no futebol mundial. Mas compará-lo, por exemplo, ao Brasil de 1982, ou a Laranja Mecânica, ou a Argentina de Maradona, ou o Dream Team ou o Milan de Sacchi já é demais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário