sábado, 4 de dezembro de 2010

Repentista dá o tom em treino do Goiás e prevê título por 'conjunção zodiacal'

A batida do violão não muda muito. Varia entre quatro ou cinco notas rasqueadas, que ganham fôlego graças às intervenções das gaita apoiada no pescoço por um suporte. João Paulo, 44 anos, é há 11 o responsável informal pela trilha sonora dos treinos do Goiás. Ou, como ele mesmo gosta de se definir, o "repentista oficial" do clube goiano.

A história começou em 1999, com o time na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. João Paulo morava próximo ao centro de treinamentos do clube e foi mostrar uma música ao atacante Fernandão, que vivia má fase. Dois dias depois, Fernandão marcou de bicicleta um dos gols mais bonitos de sua carreira, no empate por 4 a 4 com o Bahia. As músicas tornaram-se constantes nos treinos. E o Goiás voltou à Série A.

Neste sábado, às vésperas do jogo mais importante da história clube goiano - a final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, na quarta-feira - João Paulo era a trilha sonora de uma manhã de calor quase insuportável em Goiânia. "O Goiás é um time de guerreiros" embalava a primeira atividade em campo da equipe principal desde os 2 a 0 sobre os argentinos, há três dias.

"O Goiás é um time de guerreiros, orgulho do povo brasileiro/ O He-Man é o nosso artilheiro, se liga professor Mano Menezes, e coloca a amarelinha nele/ O Goiás é um time de guerreiros, orgulho do povo brasileiro/ O Otacílio Neto também é um terror, ele é o nosso matador", cantava João Paulo, que é músico gospel e gaba-se de ter vendido "mais de mil cópias" de seu primeiro disco.

Pouco antes de conversar com a reportagem do ESPN.com.br, o repentista recebeu uma boa notícia do goleiro Harlei. "Ele me chamou aqui para dizer que tinha um presente para mim e me deu um violão zero", contou João Paulo, que no mundo gospel é conhecido por outro nome: Iomar Carvalho, o mesmo que carrega em seus documentos. "João Paulo é apenas o nome artístico", diz.

O repentista nasceu em Colinas do Tocantins, quando a cidade ainda fazia parte do estado de Goiás, e tem outro orgulho no futebol além de suas músicas. Ele é tio do zagueiro Renato Silva, revelado pelo Goiás e que hoje defende o São Paulo.

Para João Paulo, o Goiás está destinado ao sucesso na Copa Sul-Americana, e por isso ele já tem uma música pronta para o titulo, mas ainda não pode mostrar. "O Goiás será campeão. É algo maior do que tudo. Está escrito. É uma conjunção zodiacal", afirma. Em termos menos subjetivos, o clube goiano pode até perder por um gol em Avellaneda, na quarta, que sairá da Argentina com o título.

E se a taça for mesmo conquistada, João Paulo já tem outro homenageado na lista. Ele já começou a fazer uma música para Hailé Pinheiro, dirigente que dá nome ao Estádio da Serrinha e presidente interino do clube. "Nascido para vencer" é o título da canção. Mas ela só será tocada na quinta-feira. Só se o time mostrar que nasceu para vencer na Argentina. Com ou sem conjunção zodiacal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário