terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma brasileira num jogo da Premier League em 1º de janeiro

A fã de esportes Janine Inocente esteve em Londres, onde desembolsou perto de R$ 100, dois dias antes, pelo ingresso para ver, in loco, West Ham x Wolverhampton Wanderers, partida válida pela Premier League. Duelo entre duas equipes que lutam contra o rebaixamento para a Championship.

Investimento não muito barato, mas que vale a pena, afinal, não é todo dia que temos a chance de ver um jogo do campeonato inglês de perto. No texto abaixo ela nos conta sua experiência e nos vídeos mostra um pouco da visão do campo no local onde ficou e as reações dos fãs dos Hammers, que com a vitória respiraram um pouco mais aliviados numa temporada tão difícil.

por Janine Inocente

No primeiro dia deste novo ano que inicia, fui assistir ao jogo West Ham x Wolverhampton no bairro londrino de Upton Park, que informalmente empresta o nome ao estádio dos Hammers, como acontece com Maracanã e Morumbi, por exemplo. Como já tinha ido ao local anteriormente para comprar meu ingresso, observei que o trajeto de onde estou hospedada era de 50 minutos.

O jogo estava previsto para às 15 horas locais, por isso, às 13 horas andei cerca de 10 minutos até a estação do metrô West Kensington, onde peguei a linha verde, chamada de District Line até a estação Upton Park. Ela fica a aproximadamente um quarteirão do estádio Boleyn Ground, seu nome oficial. Todo o trajeto levou 60 minutos, assim, lá cheguei às 14 horas.

Nos arredores do estádio percebi crianças acompanhadas pelos pais e mulheres, de todas as idades. Minha entrada era no portão 52-56, que fica no lado direito, atrás da rua Green Street. Aproveitei que cheguei cedo e tirei algumas fotos antes de ir para o meu lugar marcado.

Na hora em que os times entraram em campo, o DJ colocou “I'm Forever Blowing Bubbles” que é a canção dos torcedores dos Hammers. Foi muito emocionante ouvi-la no estádio cheio, com a toda a torcida dos Hammers cantando. Logo me lembrei do filme Holligans e de um texto do Mauro Cezar Pereira na qual ele conta a história da música — clique aqui para ler.

Na arquibancada onde eu estava, as pessoas assistiram o jogo inteiro em pé e, só no final do primeiro tempo, é que sentaram. Eu particularmente prefiro assistir ao jogo dessa maneira. O frio foi suportável e recompensador. No começo do segundo tempo, os jogadores do West Ham foram saudados novamente com a melodia.

Ao final do jogo, por volta das 17 horas, havia uma fila organizada pela polícia que dava volta no quarteirão. Ela era obrigatória para quem desejava entrar na estação Upton Park. E andava rápido,logo eu tive acesso ao trem, que não lotou, pude ir da estação Upton Park até West Kensington sentada. Cheguei em casa por volta das 19 horas.

O jogo terminou com a vitória do time da casa, 2 a 0. Sinto-me honrada e privilegiada em contar minha experiência ao assistir um jogo de futebol na Inglaterra, ainda mais do West Ham com sua fanática torcida. Detalhe: eram 33.500 pagantes num estádio para 35.303 e que em média recebe 31.821. Isso porque os dois times apenas lutam para não cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário