sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fifa pode mudar a Copa do Catar para o inverno, afirma Blatter

Depois de ouvir pedidos do ex-jogador Franz Beckenbauer e de dirigentes da Confederação Asiática de Futebol para que a Copa do Catar, que acontecerá em 2022, fosse antecipada para janeiro ou fevereiro, período de inverno no país árabe, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu pela primeira vez que a entidade poderá realizar o Mundial no início daquele ano.

"O trabalho da Fifa na Copa do Mundo é de proteger os jogadores, então nós tomamos conhecimento das recomendações, que passam por uma lista de requerimentos. Nós vamos analisar esta situação para tomar a decisão certa", afirmou o dirigente máximo da entidade.

Outro que concorda com a possibilidade de se estudar a antecipação dos jogos do Mundial do Catar é o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que lembrou das altas temperaturas que ocorrem no país árabe durante o verão.

"Por que não (mudar)? Nós abrimos a Copa do Mundo a um país no qual nunca se pode jogar futebol em junho e julho, porque não é o melhor período de tempo. Se nós pudermos mudar, seria uma solução para organizar a Copa", afirmou Valcke à agência Associated Press.

Entretanto, o secretário-geral da entidade admitiu que não será fácil realizar uma mudança no calendário europeu de clubes para antecipar a Copa do Mundo de 2022.

"Você não pode simplesmente tomar uma decisão para mudar o torneio. Teremos que mudar completamente as datas dos campeonatos nacionais, principalmente na Europa, já que isso seria menos difícil no resto do mundo", explicou Valcke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário