quinta-feira, 21 de abril de 2011

TO: Times fazem contas para tentar chegar à fase decisivaOs quatro primeiros colocados hoje vão às semifinais se o Palmas não vencerPalmas, TO, 19 (AFI) - Depois da vitória do Palmas sobre o São José por 3 a 1 no último sábado e que culminou com o descenso do time perdedor para a segunda divisão, o Tricolor não só escapou da degola, como também mexeu na parte alta da tabela do Campeonato Tocantinense.


Confira!
» MG: Ex-Timão e São Paulo diz ser exemplar e reclama do Atlético-MG


Com os resultados do final de semana, a equipe entrou na briga por uma vaga na fase semifinal da competição e acabou adiando a definição dos quatro classificados para a última rodada no próximo sábado. A conta mais simples para definição dos quatro semifinalistas seria um empate ou derrota do Palmas para o Gurupi. Com isso, os quatro primeiros colocados na tabela atual, Guaraí, Gurupi, Interporto e Tocantinópolis, estarão na semifinal, independente dos seus resultados.

Combinações
Mas existem outras possibilidades. Se o Palmas derrotar o Gurupi, e Interporto ou Tocantinópolis não vencer Guaraí e Paraíso, respectivamente, o Tricolor somaria os mesmos 12 pontos do Gurupi e Guaraí, e ainda chegaria a quatro vitórias. Enquanto Interporto e TEC (se perderem ou empatarem) não atingiriam quatro vitórias, primeiro critério de desempate para definir duas ou mais equipes com os mesmos pontos ganhos (maior número de vitórias).

O Guaraí, líder do campeonato com 12 pontos e quatro vitórias, seguido do Gurupi, segundo colocado com a mesma pontuação, porém, perdendo no saldo de gols (10 x 5 para o Guaraí), mesmo que as duas equipes venham a perder na rodada para o Interporto e Palmas, respectivamente, ainda podem garantir a classificação, desde que o Tocantinópolis não vença o Paraíso.

Caso isso aconteça, Guaraí, Gurupi e Palmas poderiam terminar todos com 12 pontos e quatro vitórias. Sobraria neste caso, o TEC que terminaria com 11. E o Interporto fecharia em primeiro com 14 pontos e quatro vitórias.

Outra combinação seria uma vitória simples do Palmas em cima do Gurupi, e empates nos jogos entre Guaraí x Interporto e Paraíso x TEC. Nesta matemática, o Guaraí iria a 13 pontos, o Palmas a 12, o Gurupi ficaria com 12, Interporto e TEC, também com 12.

Neste caso, as equipes do Interporto e TEC definiram uma vaga pelo critério de gols marcados, já que no número de vitórias ficariam empatadas com três e no saldo de gols estão iguais (em 4 x 4 ). Desta forma, a vaga seria definida pelo critério de maior número de gols marcados.

O Interporto ficaria com a vaga, pois marcou 12 contra 11 do Tocantinópolis. Mas outra hipóteses seria o número de gols marcados nos dois empates. Se o TEC empatar por 2 a 2 e o Interporto 0 a 0 com o Guaraí, entra o time de Tocantinópolis.

Rebaixamento
Se no lado de cima da tabela existe ainda a indefinição dos quatro semifinalistas, na parte de baixo, Paraíso e Araguaína vão brigar para não fazer companhia ao São José na segunda divisão. O Paraíso, sexto colocado com seis pontos, depende de suas próprias forças para permanecer na elite do futebol tocantinense.

Uma vitória simples garante o time paraisense, independente do resultado do Araguaína diante do São José. Nesse caso, o Tourão do Norte estará rebaixado. Mas em caso de empate ou derrota do Paraíso para o Tocantinópolis, uma simples vitória do Araguaína sobre São José inverteria a situação. Neste caso, o rebaixado seria o Paraíso.

Tocantinópolis
Com gols de Gil Bala e Evaldo, todos no segundo tempo, o Tocantinópolis venceu o Guaraí por 2 a 0, no Estádio Ribeirão, neste domingo, e perto da vaga para as semifinais do Tocantinense. Com a vitória, o time chegou aos 11 pontos, os mesmos que o Interporto. Já o Guaraí, apesar de a derrota, segue na ponta com 12 pontos, e perto das semifinais.

Na próxima e última rodada do campeonato nesta primeira fase, o Tocantinópolis enfrentará o Paraíso, em Paraíso, enquanto o Guaraí receberá o Interporto em seus domínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário