quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Especial Copa BR: Bangu quer relembrar velhos tempos para surpreenderEm seus bons momentos, o time carioca foi vice-capeão brasileiro e disputou a LibertadoresRio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) - Adversário da Portuguesa na primeira fase da Copa do Brasil, o Bangu é um time tradicional do futebol carioca, que também teve seus momentos de glória no Brasileiro, chegando até mesmo a disputar a Libertadores, mas acabou passando por muitos problemas financeiros e luta para voltar a ser reconhecido nacionalmente.


Confira!
» Definidos datas e horários das semifinais da Taça Guanabara. Confira!


Fundado no dia 17 de abril de 1904, o time acabou surgindo na extinta Fábrica Bangu através de alguns britânicos que trabalham no local. A primeira partida de sua história aconteceu no dia 24 de julho do mesmo ano, quando acabou perdendo para o Rio Cricket and Athletic Association, por 5 a 0. A primeira vitória foi contra o Andaraí, por 6 a 0 em 1905.

Mais conhecido como Banguzão, o time também passou a ser chamado de Mulatinhos Rosados a partir de 1929. O elenco era composto em sua grande maioria por jogadores mulatos e as camisas listradas vermelhas acabavam ficando rosadas com o suor dos atletas.

Outra marca importante do Bangu foi de revelar grandes craques para o futebol brasileiro. O maior deles foi Domingos da Guia, mais conhecido como El Divino Mestre e que defendeu a Seleção Brasileira. Depois, quem também foi revelado nas categorias de base do Castor e teve muito sucesso em grandes clubes brasileiros foi o atacante Ademir da Guia, ídolo no Palmeiras. Um dos principais jogadores que vestiu a camisa do time foi Zizinho, considerado um dos maiores atletas do futebol brasileiro por Pelé.

Ao longo de sua história, o Bangu acumula alguns títulos importantes, como o bicampeonato carioca (1933 e 1966), além de ter sido três vezes campeão da Segunda Divisão do Carioca (1911, 1914 e 2008). No entanto, sua principal conquista foi o vice-campeonato brasileiro em 1985, que o acabou classificando para a Libertadores do ano seguinte. Na competição sul-americana, o Banguzão terminou em 16ª lugar.

Curiosidades!
Com 106 anos de fundação, o Bangu Atlético Clube tem como mascote o Castor e manda seus jogos no Estádio Moça Bonita, que tem capacidade aproximada para dez mil torcedores. A expectativa do time é de contar com a casa cheia para fazer um verdadeiro caldeirão nos confrontos como mandante.

Contando com um elenco bastante modesto, o Bangu vem realizando uma boa Taça Guanabara e acabou terminando na quarta colocação do Grupo B, com nove pontos. O time acabou se classificando para as semifinais do Troféu Washington Rodrigues.

O jogador mais conhecido do atual elenco do Bangu é o experiente zagueiro Asprilla, que acumula passagens por muitos clubes do futebol brasileiro, como Paulista, Goiás, Botafogo, Figueirense, Náutico e Guarani.

FICHA TÉCNICA

Nome: Bangu Atlético Clube
Fundação: 17 de abril de 1904 (106 anos)
Apelido: Banguzão
Presidente: Jorge Vieira
Estádio: Moça Bonita
Títulos: 2 vezes campeão Carioca
Colocação no Estadual: 4ª colocado do Grupo B da Taça Guanabara
Time base: Thiago; China, Diego Padilha, Abílio e Fabiano; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo e Ricardinho; Pipico e Leandro Costa. Técnico - Gabriel Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário