terça-feira, 9 de novembro de 2010

Corinthians e Palmeiras são punidos e perdem mandos de campo

A história não é nova e, na reta final do Campeonato Brasileiro, os tribunais voltam a aparecer. Na noite desta terça-feira, o STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu punir e multar Corinthians e Palmeiras. O alvinegro foi multado no valor de R$ 10 mil e terá a perda de um mando de campo. Já o Palmeiras também pagará a mesma quantia e perderá dois mandos de campo.

A denúncia às duas equipes se deu através de prova de vídeo da Procuradoria, que teve acesso a imagens em que torcedores do Palmeiras, inconformados com a derrota no clássico do último dia 24 de outubro no Pacaembu, agiram com vandalismo ainda nas arquibancadas, arremessando copos com urina, pedras e até grade de ferro em direção a jornalistas e torcedores corintianos. Alguns torcedores ainda atingiram violentamente um veículo da emissora RedeTV!.

Mandante, o Corinthians foi denunciado por "deixar de manter local com infra-estrutura necessária a assegurar a segurança”, como prevê o artigo 211, e "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos”, conforme o artigo 213, ambos do CBJD. O Palmeiras foi denunciado apenas no segundo dos dois artigos.

Com esta decisão, o Corinthians não poderá jogar no Pacaembu diante do Vasco, no próximo dia 28, na última partida que faria em casa. Mas o clube comandado por Tite joga em casa na partida contra o Cruzeiro, marcada para sábado, dia 13, pois a mudança em cima da hora desrespeitaria o Estatuto do Torcedor.

Já o Palmeiras terá que arrumar outro lugar para mandar os seus jogos contra Atlético-MG (21/11) e Fluminense (28/11), que vinha mandando na Arena Barueri. Os jogos precisam acontecer a pelo menos 100 quilômetros de distância de onde os clubes mandam suas partidas.

O Fluminense, rival do Palmeiras, disputa ponto a ponto o título brasileiro com Corinthians e Cruzeiro nesta reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário