sábado, 8 de janeiro de 2011

Revista americana faz seleção da década na Espanha. Sem Ronaldo e Ronaldinho

A revista norte-americana Sports Illustrated publicou nesta semana a lista dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol da última década. E a relação, elaborada por Sid Lowe, jornalista inglês que vive na Espanha e acompanha o futebol do país, é polêmica. Muito polêmica.

Como deixar fora de uma seleção assim craques como Ronaldo, Ronaldinho e Zidane? E que tal não colocar nenhum deles na equipe titular? Mais: não escalar Ronaldo – ídolo de Real Madrid e Barcelona – nem no banco de reservas?

A lista dos jogadores começa com o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, tendo Daniel Alves como lateral-direito. Completando a defesa está o espanhol Carles Puyol e argentino Ayala. Roberto Carlos foi o escalado na lateral esquerda, sendo citado como a "escolha mais óbvia", por estar muito acima dos concorrentes.

No meio de campo, começam as polêmicas. O primeiro é Xavi, um dos pilares do Barcelona e candidato a melhor jogador do mundo nesta temporada. Em seguida, entram as polêmicas. Baraja, um dos líderes do Valencia, que levou dois títulos, entra na lista, assim como Valerón, que atuou por Mallorca, Atlético de Madri e La Coruña. Zidane, Figo e Ronaldinho foram esquecidos.

No ataque, David Villa, craque do Valencia e que agora está brilhando no Barcelona, é o primeiro, ao lado de Samuel Eto'o, que foi o artilheiro do Barça durante muitos anos e Lionel Messi, melhor jogador do mundo da atualidade e grande jogador dos catalães.

No banco de reservas, mais brasileiros: Ronaldinho, Donato, Mauro Silva e Marcos Senna, que estão ao lado de Zidane, Hierro, Riquelme, Forlán, Cañizares e Kanouté. Ronaldo, que brilhou durante anos no Real Madrid, foi esquecido.

A publicação também fez a lista dos melhores jogadores do Real e do Barça na década. A do Barcelona conta com: Valdés, Belletti, Puyol, Piqué e Van Bronckhorst; Xavi, Iniesta e Deco; Ronaldinho, Eto'o e Messi. Já a do Real tem: Casillas, Salgado, Helguera, Hierro e Roberto Carlos; McManaman, Makelele, Zidane e Raúl; Van Nilsterooy e Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário