QBs badalados perdem nos playoffs; rivalidade marca semifinais da AFC
Gênios de ataque, alguns dos quarterbacks mais badalados da NFL não foram capazes de conduzir seus times à vitória na rodada de abertura dos playoffs da liga profissional de futebol americano. Drew Brees, Peyton Manning e Michael Vick saíram de campo derrotados, vendo encerrados os sonhos de conquista do Super Bowl XLV.
Peyton Manning finalmente sucumbiu a um sistema defensivo armado pelo técnico Rex Ryan em um jogo de playoff. Depois de cinco derrotas em seis confrontos na carreira (incluindo 0-2 no mata-mata), Ryan saiu de campo com a vitória no comando do New York Jets. Para isso, precisou esperar até o último segundo, quando o kicker Nick Folk acertou o chute de 32 jardas que deu a vitória aos nova-iorquinos. Os Jets ganharam graças a um ataque terrestre que controlou o ritmo da partida e manteve Manning fora de campo.
Leia Mais
VÍDEO: 'Pior dos playoffs', Seattle surpreende e elimina o atual campeão do Super Bowl
VÍDEO: NY Jets vence em Indianapolis com chute no último segundo e avança nos playoffs
VÍDEO: Ravens atropelam Chiefs em Kansas City e pegam Steelers na NFL
VÍDEO: Packers vencem Eagles e frustram ano da volta por cima de Vick
Playoffs terão nova regra para prorrogação na NFL
Técnico dos Jets 'esquece' rivalidade e aponta treinador adversário como 'alvo'
Nova York agora enfrenta o New England Patriots, rival da divisão Leste da Conferência Americana. Na temporada regular, cada time venceu um duelo. Depois de derrotar Peyton Manning, Ryan tem agora a missão de parar Tom Brady, grande favorito ao prêmio de melhor jogador de 2010, que não sofre uma interceptação desde 17 de outubro. Foram apenas quatro passes interceptados durante todo o campeonato, dois deles na derrota para os Jets por 28 a 14 na segunda rodada, em 19 de setembro.
Ainda na Conferência Americana, a defesa do Baltimore Ravens dominou completamente o ataque do Kansas City Chiefs, que conseguiu apenas 25 jardas no segundo tempo. A vitória por 30 a 7 colocou os Ravens no caminho do Pittsburgh Steelers na luta por uma vaga na final da AFC. O duelo do próximo sábado no estádio Heinz Field reedita uma das mais ferozes rivalidades da liga. A promessa é de um jogo de muito contato físico e fortes trombadas.
As duas partidas semifinais da Conferência Americana terão transmissão ao vivo dos canais ESPN.
O início dos playoffs mostrou também que o fator campo não representou a vantagem que se poderia imaginar. Dos quatro times que jogaram em casa, o único que se classificou para as semifinais de Conferência foi o Seattle Seahawks – justamente a equipe considerada a mais fraca entre os mandantes, por conta de sua campanha na temporada regular. Seattle foi o primeiro time da história da NFL a conquistar o título da sua divisão com mais derrotas do que vitórias ao longo do campeonato.
No sábado, Brees passou para 404 jardas e fez os Saints produzirem 36 pontos mesmo com grandes desfalques no ataque terrestre, mas a defesa de New Orleans não jogou bem e permitiu 41 pontos ao Seattle Seahawks. Quem esperava um show de Brees – obrigado a tentar 60 passes pela inexistência de armas para o jogo pelo chão – viu Matt Hasselback, de volta ao time recuperado de contusão, fazer quatro passes para touchdown. Além disso, Marshawn Lynch mostou o quanto o equilíbrio ofensivo é importante: com 131 jardas terrestres, incluindo uma corrida de 67 jardas para TD em que quebrou oito tackles da defesa, ele foi peça decisiva na vitória dos Seahawks.
Seattle agora visita o Chicago Bears em uma das semifinais da Conferência Nacional. O time é visto como “patinho feio” dos playoffs por ter sido beneficiado por um sistema de classificação para o mata-mata que recebeu críticas por privilegiar os campeões de divisão, deixando times com campanha de dez vitórias (Tampa Bay e New York Giants) de fora da fase decisiva. Desacreditados pela maioria antes do duelo contra os Saints, os Seahawks agora até sonham com a possibilidade de sediar a decisão do título da NFC. Para isso, basta vencer o Chicago Bears no próximo domingo e torcer para que o Green Bay Packers passe pelo Atlanta Falcons. Como Green Bay é o time número 6 entre os cabeças-de-chave da Conferência, a partida que vai definir o representante da NFC no Super Bowl XLV acontecerá na casa do ganhador do duelo entre Chicago e Seattle.
Os Packers conseguiram a sua classificação para as semifinais da Conferência Nacional com uma vitória fora de casa sobre o Philadelphia Eagles por 21 a 16. Green Bay contou com uma partida eficiente de Aaron Rodgers, 123 jardas terrestres do calouro James Starks – que havia participado de apenas três jogos na temporada regular – e uma defesa que tentou pressionar Michael Vick durante toda a partida e acabou premiada no lance decisivo do jogo, quando Tramon Williams conquistou uma interceptação na endzone a 33 segundos do fim para selar a vitória dos visitantes.
Green Bay agora terá pela frente o Atlanta Falcons, que tem um retrospecto sensacional em casa, incluindo uma vitória sobre os Packers na temporada regular de 2010, por 20 a 17.
Confira todos os confrontos semifinais de conferência da NFL, agendados para o próximo fim-de-semana:
Sábado, dia 15
19h30 – Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens (ESPN/ESPNHD ao vivo)
23h – Atlanta Falcons x Green Bay Packers
Domingo, dia 16
16h – Chicago Bears x Seattle Seahawks
19h30 – New England Patriots x New York Jets (ESPN/ESPNHD ao vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário