terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESPECIAL! Paulistão tem 26 jogadores que já atuaram pela Seleção. Confira!Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo, Marcos e Rogério Ceni são os destaquesCampinas, SP, 11 (AFI) - Se ter jogadores renomados e com passagem pela Seleção Brasileira é sinal de sucesso de um campeonato, então o Paulistão é sem dúvida o principal Estadual do futebol brasileiro. Se contar apenas os 20 clubes que disputarão a elite paulista, 26 jogadores (e mais o técnico Luiz Felipe Scolari, campeão mundial em 2002) já vestiram pelo menos uma vez a camisa amarelinha em jogos oficiais. O Portal Futebol Interior traz a relação dos craques.


Confira!
» MERCADO PAULISTÃO: Confira TODOS reforços dos 20 clubes do Paulistão!


O clube que mais tem jogadores com passagens pela Seleção é o São Paulo. A lista começa pelos goleiros Rogério Ceni e Bosco. Enquanto Bosco foi convocado somente uma vez por Emerson Leão, Ceni participou de duas Copas do Mundo (2002 e 2006) e foi chamado por Zagallo, Vanderlei Luxemburgo, Candinho, Leão, Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira.

A lista no Morumbi continua com os laterais Ilsinho e Juan, chamados para amistosos por Dunga, assim como os zagueiros Alex Silva e Miranda. Por fim, Marcelinho Paraíba participou de duas partidas pelas Eliminatórias da Copa de 2002 (marcou um gol, na vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, em Porto Alegre) e Fernandão disputou um amistoso contra a Guatemala, em 2005, na despedida de Romário.

Dupla Ro-Ro no Timão!
No entanto, é o Corinthians quem tem jogadores com passagens mais marcantes: a dupla Roberto Carlos e Ronaldo. O lateral ficou 11 anos seguidos como titular, de 1995 a 2006, colecionando todos os títulos possíveis (Copa do Mundo 2002, Copa das Confederações 1997 e Copa América 1997 e 99). Já Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols, disputou os Mundiais de 1994, 98, 2002 e 2006. Foi bicampeão e também venceu a Copa América (97 e 99) e a Copa das Confederações (97). Completando os convocados do Corinthians, está o volante Jucilei, uma das caras novas do time de Mano Menezes.

Santos é a Seleção do futuro!
Na Vila Belmiro, duas gerações já defenderam a Seleção. A primeira é formada pelo zagueiro Edu Dracena, pelo lateral Léo e pelo meia Elano (que jogou a Copa de 2010 como titular). Os três dificilmente voltarão a ser convocados. Enquanto isso, Paulo Henrique Ganso e Neymar fizeram suas estreias com Mano Menezes e surgem como grandes destaques do time que caminha até a Copa de 2014.

Verdão tem três!
O goleiro Marcos e o técnico Felipão são os grandes representantes do Palmeiras com passagens pelo time da CBF. Marcos foi goleiro titular por um ano, exatamente o período em que Felipão dirigiu o Brasil, mas também foi convocado por Zagallo e Parreira. Ambos, porém, venceram a Copa de 2002. O terceiro representante alviverde é o volante Marcos Assunção, chamado por Zagallo na década de 90 para alguns amistosos.

Lusa e interior
Sem contar os quatro grandes do estado, outros times também tem seus convocados. A começar pela Portuguesa, que conta em seu elenco com o goleiro Juninho, chamado por Ricardo Gomes para a Seleção sub-23 que disputou a Copa Ouro, em 2003, e o atacante Dodô, convocado por Zagallo para uma série de amistosos em 1997. Dodô, aliás, marcou dois gols com a camisa amarela.

No Mogi Mirim, o destaque vai para Rivaldo, pentacampeão mundial ao lado de Marcos, Rogério, Roberto Carlos e Ronaldo, em 2002. O meia, que também é presidente do Mogi, também disputou a Copa de 1998 e deixou a Seleção em 2003, após desavenças com o técnico Carlos Alberto Parreira.

No ABC paulista, três nomes. O primeiro é Paulo César, do São Caetano, lateral convocado por Felipão para as Eliminatórias de 2002 (perdeu a disputa com Belletti para ser o reserva de Cafu na Copa). Ainda no São Caetano, está o zagueiro Júlio Santos, que disputou o Torneio de Doha, no Catar, com a Seleção sub-23. No Santo André, está o zagueiro Anderson, que atuou em um amistoso em 2005, sob o comando de Carlos Alberto Parreira.

Quem também passou pela Seleção foi o atacante Alessandro Cambalhota, que disputou amistosos sob o comando de Zagallo, entre 1995 e 96. Também foi chamado por Vanderlei Luxemburgo, em 99. Fechando a lista, está o lateral direito Baiano, convocado por Vanderlei Luxemburgo para a Seleção em 2000. Agora meio-campista, Baiano jogou também os Jogos Olímpicos de Sidney e teve poucas chances na Seleção principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário