quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portal FI traz especiais dos 12 clubes mais modestos do Campeonato CariocaNeste guia, não serão citados Fluminense, Vasco, Flamengo e BotafogoRio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) - O Campeonato Carioca de 2011 terá a presença de muitas estrelas do futebol brasileiro e mundial, o que promete colocar ainda mais emoção na 110ª edição do Estadual, que começa nesta quarta-feira. O Portal Futebol Interior traz um especial com informações dos 12 clubes mais modestos da competição, como América, Boavista, Resende etc.


Confira!
» RJ: Atacante do Flamengo mira sucesso em seu primeiro Carioca


Neste guia, o internauta poderá conhecer um pouco mais sobre as preparações dos outros times que irão disputar o Cariocão, além de Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco. As contratações, preparação e o time-base poderão ser analisados pelos torcedores.

América
A reapresentação dos jogadores americanos com vistas a preparação para o Carioca 2011 foi no dia 06/12. Após ficar fora da decisão da Copa Rio, a diretoria dispensou vários jogadores, entre eles o veterano atacante Alex Dias, mas ganhou o reforço fora de campo de um dos maiores ídolos do clube: Edu Coimbra, ex-jogador e técnico do próprio clube, chegou para assumir a função de diretor técnico e com a missão de ajudar na montagem do elenco na preparação para o Carioca.

Houve mudança no comando técnico: Saiu Artur Bernardes e entrou Gilson Gênio. A preparação foi dividida em três etapas: A primeira foi de avaliação de jogadores pela nova comissão técnica, entre 06 e 12/12, com treinamentos no Giulite Coutinho. A segunda foi no CFZ, quando a equipe realizou vários jogos treinos contra equipes das séries B e C do Rio de Janeiro: venceu o São Cristóvão (5x0), empatou com Arraial do Cabo (3x3), na sequencia venceu o CFZ (7x0), o Nilópois (3x1), o Futuro Bem Próximo (4x2) e empatou com o Rubro Social (1x1).

Na terceira etapa, já em 2011, aconteceu a pré-temporada propriamente dita, na cidade fluminense de Trajano de Morais, onde a equipe realizou um jogo-treino contra a seleção local e venceu por 4x0. A estadia em Trajano de Morais foi interrompida devido às chuvas que caíram no Rio de Janeiro (a delegação ficaria na cidade até o dia 17/01, porém retornou dia 13/01). Na volta ao Rio de Janeiro, a equipe realizou um jogo-treino no dia 15/01, em Xerém, contra o Duque de Caxias e venceu por 3x1. Em relação ao time para o Cariocão, o clube contratou poucos jogadores reconhecidamente "famosos". Para a vaga do goleiro Luis Cetim, que deixou o clube no dia 09/01 e acertou com o Vila Nova-GO, o clube trouxe o experiente Marcos Leandro. O America estréia dia 19/01, contra o Boavista, em Saquarema.

Provável time-base: Mota, Édson, Luiz Antonio, Ronan e Felipe Assis; Rodolpho Fukamati, Ives, Leandro e Diguinho; Felipe Adão e Gustavo Correia.

Bangu
Após o vice-campeonato da Copa Rio 2010, o que lhe garantiu o direito de participar da Copa do Brasil esse ano, durante o mês de dezembro, na primeira fase de preparação, a equipe comandada por Gabriel Vieira realizou alguns jogos-treinos: venceu o Futuro Bem Próximo por 4x1, a Seleção da Nicarágua, por 3x0 e o Rubro Social por 6x0. Já na pré-temporada em Atibaia-SP (embora o jogo-treino tenha sido na cidade mineira de Extrema), o Paulista goleou o Bangu por 7x3.

O retorno da delegação estava previsto para o dia 14/01, porém, devido a uma virose que acometeu vários jogadores e membros da comissão técnica, a diretoria resolveu antecipar o retorno da delegação para o dia 12/01. A pré-temporada em Atibaia também teve outros imprevistos, como o cancelamento do jogo-treino contra o Americana-SP, devido às chuvas.

Já de volta ao Rio de Janeiro, a equipe realizou dois jogos treinos antes do início do Cariocão 2011, ambos no Estadio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador: contra o Céres-RJ, no dia 13/01 (venceu por 1x0) e contra a Portuguesa-RJ, dia 15/01 (goleou por 8x1). A diretoria ainda aguarda um acerto com o volante Marcão para disputa da competição. O Bangu estréia no dia 20/01, contra o Fluninense, no Engenhão.

Provável time-base: Thiago Leal, China, Raphael Azevedo, Asprilla e Fabiano Silva; André Barreto, Joziel, Thiago Galhardo e Tiano; Somália e Charles Chad.

Duque de Caxias
Após a garantia da permanência na série B do Brasileiro para 2011, a equipe caxiense concentrou suas forças no Cariocão 2011. O primeiro e tardio passo foi escolher o treinador da equipe em substituição a Gilson Kleyna, que acertou com a Ponte Preta. Após "flertar" com vários nomes, como Andrade e Guto Ferreira, o nome do treinador escolhido no final de dezembro foi Artur Bernardes, que havia comandado o America na Copa Rio e teve passagens por Flamengo e Fluminense em sua carreira.

A reapresentação do grupo foi no dia 27/12. Sem poder contar com muitos jogadores da campanha da série B do Brasileiro, como Lopes, Thiaguinho, Júlio César, Mancuso, Gustavão, Bruno Costa, Roberto Lopes, Danilo Rios, Carlão, Amaral, Léo Guerreiro, Paulo Rodrigues, entre outros que deixaram o clube, a diretoria teve que se movimentar com rapidez para iniciar a montagem do grupo.

Manteve alguns jogadores como Lenílson, Somália, Geovane Maranhão e Bruno Moreno e repatriou Dudu, que diputou a Série D pelo Madureira. Foi buscar jogadores orinundos da base dos grandes clubes do Rio de Janeiro: do Botafogo chegaram Felipe Lima, Rodrigo Dantas, Gabriel, Alex Lopes e Junior; do Vasco chegaram Ari, Genilson, Lipe e Adilson; do Fluminense veio Felipe Canavan e do Flamengo Lucas Galdino, Lenon e Antonio.

A equipe fez sua pré-temporada em Xerém (distrito de Duque de Caxias, onde também localiza seu Estadio), no CT do Tigres do Brasil. No primeiro jogo-treino, dia 07/01, o Duque venceu a Seleção da Nicarágua por 1x0. Em seguida, dia 11/01, o Duque de Caxias foi á Granja Comary, em Teresópolis-RJ enfrentou a Seleção Brasileira sub-20 e perdeu por 3x0. No terceiro jogo-treino, venceu o Tupi-MG, em Xerém por 1x0 e no último jogo preparatório antes da estréia dia 20, contra o Botafogo no Engenhão, foi derrotado pelo America neste sábado, 15/01, por 3x1, no Estádio De Los Larios, em Xerém. Há poucos dias do início do Cariocão 2011, o Duque de Caxias perdeu para o Boavista dois jogadores que vinham treinando com o grupo: o lateral-esquerdo Edu Pina e o meia Leandro Chaves.

A diretoria corre contra o tempo visando regularizar na FFERJ os jogadores que chegaram recentemente ao clube, já que muitos ainda não tem condições legais para jogar na primeira rodada.

Provável time-base: Erivélton, Gerônimo, Marlon, Fábio Bráz e Hamilton; Jougle, Bruno Moreno, Juninho e Lenilson; Geovane Maranhão e Somália.

Macaé
O torcedor do Macaé por pouco teve um final de ano muito feliz. A equipe esteve muito próxima da classificação para Série B do Brasileiro desse ano, mas infelizmente não deu. Porém o clube ganhou confiança e quer alçar vôos maiores este ano e incomodar os chamados grandes da capital e quem sabe fazer a "festa do interior". Para isso a diretoria abriu os cofres, fez contratações pontuais e manteve a base do ano passado.

Jogadores importantes como Lugão, Bill, Gedeíl, Daniel Melo, André Gomes e Bruno Luiz, além do treinador Dario Lourenço permaneceram em Macaé. A preparação do alvianil praiano começou em novembro, aós a eliminação na Série C e logo vieram os jogos-treinos: O primeiro foi no dia 18/01, contra o Resende (1x1), no Estádio Cláuio Moacyr de Azevedo. Em seguida, dia 23/12, o Macaé atropelou o Sampaio Correa, da série B Carioca, por 6x1, no CT da Fazendinha, no bairro do Horto. O terceiro jogo treino foi dia 30/12, também no Cláudio Moacyr de Azevedo, contra o São João da Barra, atual campeão da série C do Carioca: vitória elástica por 5x1.

No quarto jogo-treino realizado também em seu Estádio, o Macaé venceu o Rio Branco, de Campos, da série B Carioca por 4x0, dia 08/01. No último amistoso preparatório, dia 13/01, a "vítima" da vez foi o Riostrense, da série C Carioca: vitória macaense por 10x0, em Rio das Ostras. Entre os dias 12 e 19/01, o Macaé concentrou em Rio das Ostras e utilizará o município de Casimiro de Abreu para realizar seus treinamentos. O Macaé estréia no Cariocão 2011, no dia 20/01, contra a Cabofriense.

Provável time-base: Éverton, Marcos Tamandaré, Eduardo Luiz, Daniel Melo e Bill; Gedeíl, Claudiney Rincón, André Gomes e Danilo Cintra; Luis Mário e Róbson.

Volta Redonda
O Voltaço foi um dos primeiros clubes a iniciar a preparação para disputa do Cariocão 2011. Além de começar cedo sua preparação, abriu os cofres e contratou muitos jogadores, entre eles velhos conhecidos da torcida carioca: Lopes "Tigrão", Jean (ex-Fla, Vasco e Flu), Jonilson e Radamés. O treinador escolhido foi Márcio Bittencourt e já em novembro os primeiros reforços começaram a chegar.

Os campeões brasileiros pelo Santos em 2004, o zagueiro Ávalos e o goleiro Mauro Mestriner; os ex-tricolores Mayaro e Adenis; o meio-campista Bruno Lança; os laterais Fabinho e Thiago Maciel e os atacantes Pedro Henrique e Leandro Costa.

Sob o comando de Márcio Bittencourt, a equipe realizou apenas um jogo-treino, no dia 22/12, contra o Barra Mansa, da série B Carioca: Vitória por 3x2. Também fez um amistoso, no dia 15/01, no Raulino de Oliveira, contra o Taubaté: Outra vitória por 3x2. A equipe revezou os treinamentos entre Barra do Piraí e Volta Redonda e faz uma estadia em Vassouras, iniciada dia 09 e prevista para terminar 18/01, véspera da estréia da equipe no Cariocão 2011, contra o Flamengo, no Engenhão.

Provável time-base: Mauro Mestriner, Thiago Maciel, Ávalos, Fernando Lombardi e Fabinho; Jonilson, Radamés, Gláuber e Lopes; Jean e Tássio.

Americano
A preparação do Americano para o Cariocão 2011 começou no final de novembro do ano passado quando a equipe se reapresentou e ficou treinando a parte física durante dez dias em Guaxindiba, distrito de São Francisco do Itabapoana. Em seguida a equipe começou a receber os reforços e continuou os treinamentos no Estádio Godofredo Cruz.

O primeiro jogo-treino aconteceu no dia 16/12, contra o Riostrense, da série C Carioca. Vitória do time campista por 1x0. No dia 18/12, o Cano foi a Nova Friburgo enfrentar o Friburguense, que foi rebaixado à série B Carioca em 2010 e empatou em 0x0. Já em 2011, dia 05/01, no terceiro jogo-treino, o Americano empatou em 1x1 com o Rio Branco, de Campos. Devido às chuvas que caíram na região Serrana, um amistoso que estava marcado para o dia 12/01 contra o Friburguense foi cancelado e o técnico Paulo Marcos decidiu realizar um coletivo contra os juniores, onde o time principal goleou os garotos campistas por 10x2.

Em relação à equipe, vários jogadores conhecidos da cidade, com passagens pelo próprio clube ou pelo rival Goytacaz defenderão o Cano no Cariocão, casos do lateral/meia Flávio Medina, do meia Wellington Jacaré, dos zagueiros Carlão (passagens por Vasco e Flamengo) e Élson; e dos atacante Vandinho e Diego. Na reta final de preparação, o zagueiro-revelação do clube Nirley decidiu deixar a equipe e buscar outro clube. O Americano estréia no Cariocão 2011 contra o Nova Iguaçu, dia 20/01, no Godofredo Cruz.

Provável time-base: Jefferson, Jefferson Capixaba, Élson e Carlão; Catatau, Indio, Guaçuí, Wellington Jacaré e Ayrton; Diego e Felipe.

Olaria
Basicamente a política do clube foi mantida em relação ao ano passado: Montar uma equipe com poucas contratações, apostando na juventude da prata da casa. Na preparação para o Cariocão 2011, o Olaria realizou apenas um jogo-treino em dezembro: empatou com o sub-20 do Fluminense por 1x1, na Rua Bariri, no dia 29/12. Passados os festejos de fim de ano a equipe concentrou-se entre 03 e 14/01 na cidade mineira de Lambari.

O treinador da equipe para este ano é o jovem Luiz Antonio Ferreira, que teve passagens pela base do Vasco da Gama. Os principais reforços do time foram os estrangeiros Cesar Mena (zagueiro, colombiano), Nicolas Vallafane (meia, argentino) e Gonzalo Gil (atacante, argentino). Chegaram ainda Renan Silva (ex-Flamengo e Bahia), Fabio Lima e Carlos Antônio (ex-Vasco) e Felipe Silva e Danilo Alves, do Palmeiras-SP. A equpe estréia no dia 20/01, contra o Madureira.

Provável time-base: Renan Moura, Ivan, Thiago Eleutério, Diego Rodrigues e Amarildo; David, Victor, Vinicius e Renan Silva; Renatinho e Carlos Antônio.

Madureira
Depois de conseguir o acesso à Série C do Brasileiro no ano passado, o tricolor suburbano concentra suas forças para fazer bonito no Cariocão 2011. A preparação começou em dezembro, porém os jogos-treinos foram realizados esse ano. No primeiro contra o Nova Iguaçu, no CT do clube da Baixada Fluminense, dia 06/01, um revés: 2x0 e o time sentindo falta de ritmo e o forte calor. Em seguida, uma vitória sobre o Rio Branco de Campos, no Estádio Aniceto Moscoso, dia 12/01, por 4x0. E no último jogo-treino, nova vitória, no dia 14/01, desta vez sobre o Democrata-MG, novamente em Madureira, por 4x3.

Em relação aos reforços, chegaram alguns jogadores experientes e conhecidos no cenário nacional, como os atacantes Marcelo Ramos, Maciel Lima, Edivaldo e Adriano Magrão; o meia Abedi e o zagueiro Edmilson "Dubinha". O time comandado por Antônio Carlos Roy estréia no Cariocão 2011 no dia 20/01, contra o Olaria, na Rua Bariri.

Provável time-base: Cléber Moura, Douglas Assis, Victor Silva e Edmilson; Valdir, Vinicius Freitas, Rodrigo, Abedi e Nil; Maciel Lima e Adriano Magrão.

Nova Iguaçu
O Laranja da Baixada vem com uma proposta que já é tradição: Uma equipe com muitos jovens valores da base do clube, que tem o orgulho de ter revelado Schwenck, Marcos Denner, Deivid e mais recentemente Aírton, ex-Flamengo, atualmente no Benfica-Portugal. O comandante técnico será Josué Teixeira, experiente treinador com passagens por Flamengo e Fluminense.

Toda preparação do Nova Iguaçu foi em seu CT, na cidade homônima do clube. Como reforços chegaram o zagueiro Alex Moraes, o lateral-esquerdo Bruno Cortês, o volante Amaral e o atacante Maycon. O Nova Iguaçu é o atual campeão da Taça Otávio Pinto Guimarães de juniores, tradicional competição da categoria no Rio de Janeiro e com isso jogadores como Uallace, Jorge Maicon, Lukian, William Barbio, Arthur e Maurício já estão integrados ao elenco de profissionais.

Durante a preparação, a rigor apenas dois jogos-treino: vitória sobre o Madureira por 2x0 e empate com Estácio de Sá em 0x0. A estréia da equipe acontece no dia 20, contra o Americano, em Campos.

Provável time-base: Diogo Silva, Felipe Foca, Leonardo Luiz, Naylhor e Bruno Cortês; Amaral, Paulo Henrique, Marcos Vinicius e Alex Faria; Maycon e Lukian.

Cabofriense
O campeão da Série B de 2010 quer fazer bonito este ano. Depois receber em seus cofres uma boa quantia no ano passado pela venda do atacante André ao Dinamo Kiev e renovar contratos de parceria com o Cruzeiro e com a fornecedora de material Wilson, a diretoria foi às compras. Entretanto, o início da preparação foi um pouco confuso, pois os jogadores se reapresentaram no dia 08 de novembro e a equipe ainda não tinha um treinador. Os primeiros reforços a desembarcar em Cabo Frio foram os laterais-esquerdo Jorginho e Éverton.

Já no fim de novembro o gerente de futebol Sidnei Marinho anunciou a contratação do treinador Ernesto Paulo, que por sua vez ficou pouco mais de dez dias no cargo e foi substituído por Luiz Antônio Zaluar, ex-técnico do Americano, Fortaleza e que dirigia o Porto Alegre FC. Zaluar foi anunciado dia 10/12 e já chegou dando o tom de como seria seu comando: Após duas derrotas em jogos-treino (contra o Rio Branco de Campos e São Raimundo-PA, ambas por 1x0), o treinador anunciou uma barca composta por jogadores remanescentes da série B Carioca de 2010, casos dos laterais Arilson e Robertinho; do atacante Fabrício e do meia Diego Cocada; além de jogadores que haviam sido contratados antes da chegada de Zaluar e não renderam o esperado, segundo o novo comandante, casos do zagueiro André Freitas, do meia Juninho Fidélis e do lateral Marcelo Maciel.

Foram incorporados ao elenco profissional alguns juniores como Iago, Moraes, Júlio, Marcelinho e Epifânio. Antes da virada do ano a diretoria cabofriense anunciou as contratações do meia Luciano Totó, dos atacantes Allan Barreto e Rogério, do lateral Nando, do goleiro Fábio e do zagueiro Alysson. Na sequencia da preparação, empatou dia 23/12 com o Friburguense em 0x0 e no dia 30/12, perdeu para seleção brasileira sub-20 por 3x1, na Granja Comary, fechando a preparação em 2010 com 4 jogos, nenhuma vitória, apenas um empate e um gol marcado.

No retorno das festividades mais reforços foram apresentados e com a exceção de Goeber (ex-Flamengo) e Rafael Ueta (ex-Ponte Preta), a grande maioria meros desconhecidos do grande público. O primeiro triunfo em jogo preparatório em 2011 foi contra o Serra Macaense, dia 05/01: 3x1, em Rio das Ostras. Em seguida perdeu para o Resende, dia 09/01, na Ilha do Governador, por 1x0 e empatou em 2x2 com o Boavista, encerrando a preparação antes da estréia no Cariocão 2001, que acontece dia 20, contra o Macaé.

Provável time-base: Fábio, Schneider, Mateus Hansen, Alysson e Éverton; Marcelo Cardoso, Goéber, Rafael Ueta e Assumpção; Allan Barreto e Alexandre Calango.

Resende
A equipe do Sul Fluminense começou efetivamente sua preparação para o Cariocão 2011 em dezembro, embora os primeiros reforços tenham sido anunciados no final de novembro do ano passado, casos dos atacantes Marcelo Régis e Peixoto, contratados por indicação do treinador da equipe, o experiente Paulo Campos, que tem em seu curriculum passagens pelo Fluminense e auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo. A preparação da equipe aconteceu na cidade de Resende, no Estádio do Trabalhador.

O Resende realizou alguns jogos-treinos ainda em 2010: empatou em 1x1 com o Macaé, dia 18/12 e perdeu para seleção brasileira sub-20 por 2x0, na Granja Comary, no dia 22/12 e para o Friburguense, no dia 29/12, por 1x0. Nesse período a diretoria continuou trazendo reforços para a equipe. Chegaram ao clube o goleiro Eduardo, os zagueiros Rogério e Anderson Conceição, o lateral-esquerdo Kim, os meias Leonardo, Valdeir e Marcel e os atacantes Fábio Penchel e Alexsandro.

Após os festejos de fim de ano a equipe do Resende voltou aos trabalhos e realizou mais alguns jogos preparatórios: Empatou em 0x0 com o Taubaté-SP na casa do adversário; venceu a Cabofriense por 1x0 e no último dia 12 venceu o Barra Mansa, da série B Carioca por 2x0. O time estréia contra o Vasco, no dia 19/01.

Provável time-base: Eduardo, Wellington, Anderson Conceição, Rogério e Kim; Leonardo, Gabriel, Valdeir e Marcel; Alexandro e Fábio Penchel.

Boavista
A grande badalação em relação ao Boavista foi pela possível contratação do atacante italiano Christian Vieri, que ainda não aconteceu de forma oficial devido a questões burocráticas envolvendo a documentação do atleta de 37 anos, com vasta experiência internacional, inclusive por diversas vezes defendendo a seleção da Itália. O time iniciuou a pré-temporada no CT do Tigres do Brasil, em Xerém e terminou em Saquarema.

O técnico que comandará a equipe será Alfredo Sampaio, experiente treinador com passagens por Madureira, Bangu e Vasco. Na preparação o Boavista realizou alguns jogos-treinos, todos em janeiro: venceu o Sampaio Correia, da série B Carioca, por 3x0; venceu a seleção da Nicarágua por 2x0, empatou com a Cabofriense por 2x2 e venceu no último sábado a equipe do Estácio de Sá, da série B Carioca, por 2x0. O grande destaque da equipe nos treinamentos vem sendo o atacante argentino Frontini. Com passagens por diversos clubes paulistas, entre eles Santos e Ponte Preta, Frontini disputará pela primeira vez o Cariocão e poderá formar uma dupla de ataque com sotaque estrangeiro, se confirmar mesmo a contratação do italiano Vieri.

Vários jogadores que disputaram a Série B do Brasileiro em 2010 com a camisa do Duque de Caxias e pertenciam ao Boavista retornaram ao clube, casos dos zagueiros Gustavão e Pessanha, do lateral Paulo Rodrigues, dos volantes Thiaguinho e Roberto Lopes e do atacante André Luis. Outros jogadores com pasagens pelo Duque de Caxias que acertaram com o Boavista foram o meia Leandro Chaves e o atacante Tony Carvalho. Do Flamengo, chegaram dois jovens em uma composição pela permanência do goleiro Vinicius no rubro-negro: o goleiro Marcelo Carné e o meia Erick Flores. Do Vasco chegou o lateral-esquerdo Edu Pina e do Fluminense o meia-atacante Raphael Augusto, todos jovens revelações da base dos grandes cariocas. Outra aposta é o experiente lateral Joílson, ex-Botafogo, São Paulo e Grêmio, que chega para ser titular na lateral ou até mesmo no meio-campo. O Boavista estréia na competição dia 19/01, contra o America, em Bacaxá.

Provável time-base: Thiago Schmidt, Gustavão, Pessanha e Santiago; Joilson, Thiaguinho, Roberto Lopes, Tony Carvalho e Paulo Rodrigues; André Luis e Frontini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário