sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Clássico estadual abre primeira temporada da Liga de Basquete Feminino

A Liga de Basquete Feminino (LBF) já começa sua primeira rodada da temporada de estreia com um clássico estadual: Santo André e Americana. As duas equipes reeditarão a final do Campeonato Paulista. Campeão estadual e também dos Jogos Abertos do Interior com o Americana, o técnico Luiz Augusto Zanon espera uma partida difícil, jogando na casa do rival.

"Essa estreia na Liga de Basquete Feminino vai ser complicada, porque o time do Santo André tem um elenco estruturado, manteve a base do ano passado e ainda trouxe a Micaela, que tem experiência e qualidade", lembrou Zanon, que conta com a experiência de Helen Luz em sua equipe. "Todo mundo fala da Helen, que é mais experiente, mas esquece que nosso time é jovem", ressaltou.

Na final do Paulista, Americana levou o título ao vencer a série por 3 a 2, depois de ter perdido os dois primeiros jogos. Foi uma virada que as jogadoras do Santo André não esperavam, mas que pode ser amenizada agora com uma vitória sobre Americana no batismo da LBF. A técnica Laís Elena não encara o duelo como uma vingança, mas acredita que suas atletas vão se empenhar muito em quadra.

"Não vejo sentido de revanche nesse jogo, que tenho certeza que será muito difícil. Claro que as meninas estão motivadas, até porque perdemos o Paulista daquele jeito depois de sairmos na frente, mas é um início de trabalho. A Liga tem tudo para ser um sucesso, porque as equipes estão bem niveladas", comentou a treinadora do Santo André. "E levando tudo isso em consideração, começar a Liga com o pé direito seria excelente."

O outro jogo das 17 horas será em Santa Catarina, onde o Joinville fará as honras da casa contra o Basquete Clube (Araçatuba) no ginásio Ivan Rodrigues. "Nossa cidade tem certa tradição no basquete feminino, e agora estamos retomando um trabalho, de forma modesta, mas buscando a superação para podermos nos firmar no cenário nacional", disse Rose Alfarth, técnica do Joinville. "Esperamos que a torcida nos dê uma força nesse início."

A lateral Cléia Crepaldi, do Basquete Clube, ficou quatro anos jogando na Itália. Aos 33 anos, espera reencontrar um basquete competitivo. "Estou voltando agora, e já estou muito contente porque senti que o campeonato tem algumas ideias parecidas com as que vi na Europa. Vamos tentar fazer o nosso papel, jogar com força, com garra. A equipe é jovem, mas buscaremos a evolução nessa competição que tem tudo para ser um sucesso."

Os dois jogos que fecham rodada inicial da LBF começam às 18 horas. No Rio de Janeiro, Mangueira receberá Catanduva, atual campeão nacional. "Estou tendo uma oportunidade que poucas meninas da minha idade tiveram, acho que sou a mais nova do campeonato. Com certeza eu vou aprender muito desde o primeiro jogo", afirmou a lateral Isabela Ramona, caçula da Liga com apenas 16 anos de idade.

Em São Caetano do Sul, o quinteto local orientado pelo técnico Norberto Borracha medirá forças com Ourinhos, uma das equipes mais fortes da competição e pentacampeã nacional. O time da 'Capital do Basquete' tem o comando do treinador Urubatan Paccini e conta no elenco com jogadoras do calibre da armadora Bethania e da ala Fernanda Belling, que participou do Mundial da República Tcheca, no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário