terça-feira, 5 de outubro de 2010

Que salto!


Com a ajuda da planilha do torcedor-internauta Ricardo Almeida e em homenagem ao também torcedor-internauta Francisco, o blog rbrito resolveu fazer um post especial sobre a boa campanha do América-MG no Campeonato Brasileiro da Série B. O Coelho mineiro voltou a mostrar sua força e está bem próximo de conquistar seu segundo acesso consecutivo. Este salto seria da terceira para a primeira divisão nacional em 2011.

Muitos torcedores do América-MG não se lembram da última vez que o clube esteve na Série A. Mas o blog rbrito desvenda este mistério. O Coelho formou o Triângulo Mineiro ao lado de Atlético e Cruzeiro, pela última vez, na temporada 2001. Na oportunidade, a 26ª colocação rebaixou o clube a Série B. De lá para cá o América se perdeu e viveu momentos críticos como sua degola até a Série C.

Aliás, o América também foi rebaixado no Estadual e só voltou a elite de Minas Gerais em 2008, quando foi campeão da Segundona. No ano passado, já estruturado, o time mineiro também levantou a taça da Série C e ganhou o direito de disputar a Segundona do Brasileirão. Até a 26ª rodada, o América ocupa a terceira colocação, com 46 pontos, quatro a menos que o líder Coritiba e três a mais que o Sport, primeiro clube fora do G4.

Lembra?
Caso o acesso seja conquistado nesta temporada, o time mineiro irá disputar a Série A pela 14ª vez em sua história. Desde 1971, quando teve início o Campeonato Brasileiro, o América esteve presente nas seguintes temporadas: 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1993, 1998, 2000 e 2001.

Sua melhor colocação aconteceu na temporada de 1973, quando o Palmeiras foi campeão. Naquela oportunidade, o América Mineiro ficou na sétima colocação, com 44 pontos, atrás do Cruzeiro, mas na frente do Atlético.

2010
Na atual temporada são 26 jogos com 14 vitórias, quatro empates e oito derrotas. Um aproveitamento de 59%. O Coelho balançou as redes 40 vezes e levou 28 gols. No próximo sábado, o América irá enfrentar o Brasiliense, em casa, às 21 horas, pela 27ª rodada.

"Em casa" é só modo de dizer, uma vez que o clube tem mandando seus jogos em Sete Lagoas, assim como Cruzeiro e Atlético-MG. O Estádio Independência, do América, está em reformas, o que tem prejudicado o time na média de público. Apesar de ter uma torcida apaixonada, o América naufraga nas arquibancadas.

O clube ocupa a 16ª colocação no ranking de público pagantes da Série B e a modesta 74ª colocação no geral, com média de apenas 963 pagantes. Em 13 jogos "em casa", o público total é de 12.524.

Você é torcedor do América-MG? Opine sobre o atual momento de seu clube! Participe do blog rbrito ou via www.twitter.com/rbrito1984

Confira todas as posições finais que o América-MG esteve na Série A:

1971 (18º colocado)

1972 (22º colocado)

1973 (7º colocado)

1974 (30º colocado)

1975 (34º colocado)

1976 (48º colocado)

1977 (46º colocado)

1978 (68º colocado)

1979 (20º colocado)

1993 (16º colocado)

1998 (21º colocado)

2000 (23º colocado)

2001 (26º colocado)



Escrito por rbrito às 16h34 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]






Sem solução!


O Campeonato Brasileiro deveria ser a competição mais importante do país. Mas não é isso que vemos a cada temporada. Os clubes brasileiros deixam o Brasileirão de lado para jogar a Libertadores, Copa do Brasil e, agora, até a Copa Sul-americana. Sem falar que não há qualquer tipo de planejamento por parte de dirigentes e comissão técnica. Um exemplo recente é a trajetória do Flamengo, atual campeão nacional e que luta contra o rebaixamento.

Esta desorganização ganhou mais um velho item. Como “futebol é resultado”, os dirigentes passaram a demitir mais treinadores, por outro lado, em 2010, não houve substituições. Após Paulo César Carpegiani trocar o Atlético-PR pelo São Paulo, a Série A passou a contar com nada menos que cinco clubes com treinadores interinos.

Isso porque Dimas Filgueiras praticamente virou titular no Ceará e o São Paulo trocou o interino Sérgio Baresi pela solução antiga. Atlético-PR, Avaí, Grêmio Prudente, Santos e Vitória estão com técnicos interinos na competição mais importante do país. Organização? Nenhuma!

Em 27 rodadas, a Série A já teve 25 trocas de comando. Este número inclui as saídas de Mano Menezes para a Seleção Brasileira e as trocas internas como PC Gusmão do Ceará para o Vasco, Carpegiani do Furacão para o Tricolor paulista e Toninho Cecílio do Prudente para o Vitória.

O Ceará, que foi muito prejudicado com a saída do ex-pupilo de Vanderlei Luxemburgo, e o lanterna Grêmio Prudente são os clubes que mais trocaram de comando. A dupla já demitiu três profissionais e mesmo assim não conseguem sair do buraco. Por outro lado, Botafogo, Fluminense e Guarani ainda mantêm seus técnicos que começaram o Brasileirão.

O post do blog rbrito entrou no ar antes da demissão de Silas no Flamengo e antes da contratação de Sérgio Soares pelo Atlético-PR.

Qual o real motivo deste troca-troca desenfreado de comando no Brasileirão? Participe pelo blog rbrito ou via twitter (www.twitter.com/rbrito1984)

Confira as trocas e os técnicos atuais dos 20 clubes do Brasileirão:

Atlético-GO: Geninho, Roberto Fernandes e Renê Simões
Atlético-MG: Vanderlei Luxemburgo e Dorival Jr.
Atlético-PR: Leandro Niheus, Paulo César Carpegiani e ?
Avaí: Péricles Chamusca, Antônio Lopes e ?
Botafogo: Joel Santana
Ceará: PC Gusmão, Estevam Soares, Mário Sérgio e Dimas Filgueiras
Corinthians: Mano Menezes e Adilson Batista
Cruzeiro: Adilson Batista e Cuca
Flamengo: Rogério Lourenço e Silas
Fluminense: Muricy Ramalho
Goiás: Emerson Leão e Jorginho
Grêmio: Silas e Renato Gaúcho
Grêmio Prudente: Toninho Cecílio, Antônio Carlos e Marcelo Rospide e ?
Guarani: Vágner Mancini
Internacional: Jorge Fossati e Celso Roth
Palmeiras: Antonio Carlos Zago e Luiz Felipe Scolari
Santos: Dorival Jr. e ?
São Paulo: Ricardo Gomes e Paulo César Carpegiani
Vasco: Gaúcho, Celso Roth e Paulo César Gusmão
Vitória: Ricardo Silva e Toninho Cecílio e ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário