terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mano Menezes e Robinho votam em Mourinho como melhor técnico

Algumas horas depois de divulgar os vencedores do prêmio de melhor do mundo, a Fifa publicou um documento mostrando todos os votos detalhadamente. Representando o Brasil na votação, estiveram o atual técnico da seleção, Mano Menezes, o capitão do Brasil, Robinho, e o narrador Cleber Machado. Curiosamente, todos votaram em José Mourinho, o vencedor na categoria dos treinadores.

No total, o ex-treinador da Inter de Milão e agora no Real Madrid, conseguiu 35,92% dos votos como melhor técnico da temporada, seguido de muito perto pelo comandante da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, que ficou com 33,08%.

Se somente os votos dos treinadores contassem, porém, o resultado da Bola de Ouro teria sido outro. Del Bosque somou mais de 35% dos votos dentre os comandantes das seleções filiadas à Fifa, contra 30% de Mourinho.

O português teve mais folga na votação dos capitães, onde Mourinho somou mais de 36%, contra 24% de Del Bosque.

Como todos têm de votar em três técnicos, Mano Menezes escolheu Del Bosque e o técnico do Manchester United, Alex Ferguson, como segundo e terceiro melhores, consecutivamente.

Já Robinho escolheu Del Bosque e Pep Guardiola, que ficou em terceiro. Cleber Machado também foi com o técnico da seleção espanhola, mas escolheu Oscar Tabarez, técnico do Uruguai, como terceira opção.

Mano e Robinho ajudam Messi

Robinho e Mano Menezes esqueceram a rivalidade com a Argentina por um instante e ajudaram na escolha de Lionel Messi como o melhor jogador do mundo em 2010.

O atacante do Milan votou no colega do Barcelona, colocando o meia Xavi, também dos blaugranas, na segunda posição e o atacante uruguaio Diego Forlan, do Atlético de Madri, em terceiro. Mano repetiu as duas primeiras escolhas de seu capitão, mas preferiu indicar também o holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique.

Ao todo, Messi recebeu 22% dos votos, seguido por Iniesta, com 17%, e Xavi, com 16%. O meia holandês Wesley Sneijder, vencedor da Tríplice Coroa com a Inter de Milão, e finalista da Copa do Mundo com a Holanda, ficou em quarto com 14%. Forlan, eleito melhor jogador do Mundial da África do Sul, foi quinto, com 8% e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, recebeu 4% das lembranças.

O único a votar em um brasileiro como melhor do mundo foi o capitão de Antigua e Barbuda, que escolheu o lateral direito Maicon. O jogador também foi o atleta nacional mais vezes lembrado, ganhando votos como os do companheiro de equipe Dejan Stankovic, capitão da Sérvia, em segundo lugar, e do italiano Fábio Capello, técnico da Inglaterra, em terceiro.

O goleiro Júlio César foi indicado por Goran Pandev, da Macedônia e colega de Inter de Milão, Kakha Kaladze, da Geórgia e ex-jogador do Milan, e Georgios Karagkounis, da Grécia, sempre em terceiro lugar. Apenas o capitão de Sri Lanka colocou o arqueiro na segunda posição.

Nessa votação, integrantes da mídia de cada país também foram ouvidos. No Brasil, o representante foi o narrador da TV Globo Cléber Machado, que escolheu Xavi, Iniesta e Sneijder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário