quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fluminense e Corinthians se enfrentam em "final antecipada" pelo BrasileirãoTimes vêm disputando a liderança rodada a rodadaRio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) - Quarta-feira é dia de decisão pelo Campeonato Brasileiro. Às 22 horas, Fluminense e Corinthians entram em campo pela 22ª rodada, no Engenhão, no duelo dos líderes da competição. A partida, aliás, é repleta de rivalidade e já proporcionou duelos históricos do futebol nacional. Para apimentar ainda mais o clássico, os dois times chegam mordidos após terem amargado derrotas na rodada anterior.


Confira!
» Vitória x Ceará - Técnico interino do Vozão quer vencer a segunda


O Fluminense perdeu por 2 a 1 para o ameaçado Atlético-GO, enquanto que o Corinthians caiu diante do Grêmio, por 1 a 0, no Pacaembu. No momento, três pontos separam os dois times na tabela de classificação - o Fluminense é líder, com 41 pontos. Já o Corinthians soma 38, mas ainda tem um jogo por fazer. Com isso, se vencer a equipe carioca, o Timão ganha grande vantagem para assumir a liderança, contanto que vença a partida que ainda não realizou.

Rivalidade histórica!
Fluminense e Corinthians já se enfrentaram em 88 oportunidades, com ligeira vantagem para o Fluminense. Ao todo, são 32 vitórias do Tricolor das Laranjeiras, contra 31 do time paulista. Outros 25 empates completam o retrospecto, que teve 122 gols marcados para cada lado.

Os dois times já fizeram partidas históricas. Talvez a maior delas tenha sido a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, no Maracanã. Eram quase 147 mil pessoas presentes no estádio, sendo mais de 70 mil corintianos. A massa alvinegra foi para o Rio de Janeiro de todas as maneiras, inclusive congestionando estradas. Com um apoio desse, o Timão arrancou um empate por 1 a 1 no tempo normal, para depois eliminar o Flu nos pênaltis.

Na final, perderia para o Internacional. O clube carioca daria o troco em 1984, eliminando o Corinthians nas semifinais do Brasileirão daquele ano, no próprio Maracanã. Ao contrário da equipe de Pq. São Jorge, o Fluminense acabaria se sagrando campeão. Memórias, memórias...

Com cara de final...
Para os jogadores do Fluminense, o resultado da partida não vai necessariamente definir o campeão, já que o campeonato chega apenas à sua 22ª rodada - ao todo são 38. Mas que o duelo tem cara de final, tem. Se bater o Corinthians, o Flu conquista uma vantagem de seis pontos e ainda por cima embala de vez na competição. É o que os atletas dizem.

"Derrotar o Corinthians vai nos dar moral, ficaremos mais motivados porque todos os jogos numa competição de pontos corridos são considerados decisões. Se conquistarmos os três pontos, acho que daremos uma acalmada neles", disse o volante Valencia.

O jogo também tem gosto especial para o técnico Muricy Ramalho. O treinador viu seu São Paulo ruir várias vezes diante do rival - a última delas na fase semifinal do Campeonato Paulista de 2009, quando o Timão de Ronaldo venceu o Tricolor paulista nas duas partidas. Agora, ele terá a chance de dar o troco e ao menos estragar ou atrasar a briga do Corinthians pelo título.

Neste duelo, o treinador conta com a volta do volante Fernando Bob, mas ainda não terá o atacante Emerson. Fred também segue lesionado. Com isso, Washington segue isolado no comando de ataque. O restante do time não deve sofrer alterações, já que o Flu não tem nenhum desfalque por suspensão.

Medo de jogar fora?
Um fato que tem incomodado o Corinthians recentemente é a má forma do time atuando fora de casa. No Pacaembu, a equipe estava 100% como mandante até a derrota para o Grêmio. Em compensação, os resultados na estrada são muito ruins.

Até agora, o time conquistou apenas uma vitória, contra o próprio Grêmio, ainda pela segunda rodada. Desde então, os três pontos são ilusão. Se quiser realmente ultrapassar o Fluminense em um futuro próximo, o Timão terá que mudar a escrita e sair vencedor do Engenhão. Desta vez, não haverá invasão corintiana, mas os jogadores esperam que a felicidade ao final da partida seja a mesma.

Para tal, o técnico Adilson Batista não poderá contar com o futebol do atacante Ronaldo, eternamente lesionado com problemas musculares. O jogador teve uma edema na panturrilha e está cortado. Souza deve ser escalado no lugar do atleta.

O grandalhão é o substituto de Iarley, que corre por fora em busca de uma vaga mas está em baixa com a torcida e a comissão técnica. O jogador perdeu vários gols feitos contra o Grêmio e também desperdiçou um pênalti, para desespero da Fiel. Na zaga, William é dúvida, enquanto que Ralf pode dar lugar a Boquita na meia.

Torcedor ilustre
Quem estará no Engenhão para dar uma força ao Corinthians é o ex-técnico do clube e atual comandante da Seleção Brasileira, Mano Menezes. O treinador deve assistir às atuações de jogadores como Elias e Jucilei, tidos como selecionáveis.

FICHA TÉCNICA

Fluminense x Corinthians
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro-RJ
Data: 15/09/2010
Horário: 22 horas
Árbitro: Carlos Eugênio Simon-RS
Auxiliares: Roberto Braatz-RS e Alessandro Alvaro Rocha de Matos-BA

Fluminense
Fernando Henrique, Gum, Leandro Euzébio e André Luis; Mariano, Valencia, Fernando Bob, Deco, Conca e Júlio Cesar; Washington.
Técnico: Muricy Ramalho

Corinthians
Julio Cesar; Alessandro, William (Leandro Castan), Paulo André e Roberto Carlos; Ralf (Boquita), Jucilei, Elias e Bruno Cesar; Jorge Henrique e Souza (Iarley).
Técnico: Adilson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário