sábado, 5 de fevereiro de 2011

Palmeiras x Corinthians - Se o Timão não ganhar, olê, olê, olá...Quatro dias após a eliminação na Libertadores, Timão encara maior rival e a fúria da FielSão Paulo, SP, 05 (AFI) – Para os corintianos, o dérbi paulista não poderia acontecer em pior hora. Para os palmeirenses, é uma chance de ouro para tripudiar o rival em crise e ainda embalar no Campeonato Paulista. Este é apenas um pouco do clima que cerca o maior clássico do Estado, que acontece neste domingo, às 17 horas, no Pacaembu, pela sétima rodada.


Confira!
» Botafogo x São Paulo - Crise, troca de técnico, "maltrato" ao torcedor... Haja emoção!


O Verdão vive um momento, até surpreendente, de paz com seus torcedores. Mesmo sem fazer grandes contratações para seu elenco, considerado apenas razoável, o time palestrino faz um grande Paulistão. Invicto, o time vem de uma sequência de cinco vitórias seguidas, sendo a última sobre o Mirassol, por 1 a 0. Por conta dos bons resultados, iniciou a rodada na liderança, com 16 pontos.

Apesar do clima de opostos vivido pelos rivais, o técnico Luiz Felipe Scolari tratou de conter a euforia. "Já avisei a diretoria que, com mais dois reforços, teremos um time para brigar de igual para igual com todo mundo. Temos de ter calma porque é o Paulista. Se a gente tiver todo esse nível em uma outra competição, aí sim pode-se dizer que a equipe está muito bem. Por enquanto, é preciso ter os pés no chão", analisou.

A crise só começou?
O Timão, por outro lado, vive uma de suas piores semanas na história. A eliminação na Pré-Libertadores, após a derrota para o Tolima-COL, por 2 a 0, foi a gota d’água para a Fiel. Desde a madrugada de quinta-feira, iniciou-se uma onda de protestos, que tem tudo para se estender até depois do clássico, mesmo em caso de vitória.

Poucas horas, após a trágica derrota, os muros do Parque São Jorge já foram pichados, inclusive com pedidos de saída para Tite, Ronaldo e Andrés Sanchez. Pela manhã, torcedores invadiram o CT de Itaquera e depredaram carros de jogadores que estavam no local.

As manifestações continuaram pela sexta-feira. Torcedores sugeriram dietas para Ronaldo emagrecer e voltaram a protestar em frente ao CT. Além dos tradicionais gritos pedindo a saída de Roberto Carlos, Ronaldo, Tite e Andréz Sanchez, um grupo jogou champagne no local, mandando o recado para o Fenômeno: “É disso que você gosta!!!”.

O ápice dos protestos, no entanto, aconteceram na manhã deste sábado. As principais organizadas do clube, que até então, estavam à margem das manifestações, foram até o CT e causaram um grande tumulto. Com pedras, paus e mastros de bandeira, os torcedores depredaram o ônibus que trazia a delegação ao local. Os seguranças não conseguiram evitar a confusão e a tropa de choque precisou intervir com balas de borracha e bombas de efeito moral.

Vitória para amenizar
Em meio a este clima de terror, jogadores e comissão técnica apostam em uma vitória no clássico para, ao menos, amenizar a crise instalada no Parque São Jorge. No Paulistão, o Timão aparece apenas na 12ª colocação, com cinco pontos, mas com dois jogos a menos. Na rodada passada, empatou com o São Bernardo, por 2 a 2.

Até mesmo Felipão se sensibilizou com a situação do amigo Tite, no Alvinegro. "É triste saber que o Tite pode ser demitido se perder. A culpa não é só dele. Todo mundo tem culpa do que está acontecendo (a crise no Corinthians). Se me falassem que eu, ganhando, tiraria o Tite, eu prefiro perder esse jogo", revelou.

Fiel alviverde?
O clima que cerca às vésperas do clássico também se refletirão nas arquibancadas. Maior torcida de São Paulo e considerada uma das mais fiéis do Brasil, a torcida alvinegra deve ser diminuta no Pacaembu. Até a noite desta sexta-feira, somente 2.900 dos 12.500 bilhetes reservados aos corintianos foram comercializados.

Enquanto isso, a torcida palmeirense parece não querer perder a oportunidade de tirar uma casquinha do rival. Os alviverdes já adquiriram 15 mil das 25.100 entradas que lhe foram reservadas. Como o mando é do Palmeiras, a torcida corintiana ficará no tobogã.

Palmeiras reforçado
O Palmeiras terá uma equipe reforçada para o clássico. O departamento médico do clube está vazio e o técnico Luiz Felipe Scolari só não poderá contar com o volante Chico e os meias Valdivia e Lincoln, que realizam trabalhos físicos e de reforço muscular.

O goleiro Marcos e o volante Marcos Assunção, que não enfrentaram o Mirassol, foram relacionados por Felipão. Além deles, o zagueiro Danilo, que acertava a sua transferência para a Udinese, e o atacante Kleber, que cumpriu suspensão automática, também reforçam o Verdão.

Já o lateral-direito Cicinho, que realizou trabalhos de reforço muscular nos últimos dias, treinou normalmente neste sábado na Academia de Futebol e vai enfrentar o Corinthians. Neste sábado, os jogadores do Palmeiras receberam a visita do volante Pierre, que se recupera de cirurgia no pé direito.

"Estou me sentindo bem, aproveitando para curtir minha família, minha filha, mas confesso que sinto saudades do convívio com os meus companheiros. Sei que vou ficar um tempinho no departamento médico, mas não vejo a hora de voltar a frequentar a Academia de Futebol", afirmou.

“Perseguidos” serão poupados
Um dos principais alvos da torcida corintiana após a eliminação, o atacante Ronaldo está fora do clássico. Além dele, Roberto Carlos e Dentinho também não entrarão em campo. O departamento médico do Corinthians alegou que Ronaldo sofreu uma contusão muscular na coxa direita e por conta disso fica fora do clássico, sem previsão de volta.

Já Roberto Carlos e Dentinho, ainda de acordo com o departamento médico do clube, estão sem condições físicas e por isso passarão por um processo de recuperação da forma, também sem previsão de retorno aos gramados. O lateral-esquerdo já havia ficado de fora do duelo decisivo contra o Tolima, na Colômbia.

Contratado para ser substituto de Roberto Carlos, Fábio Santos não foi bem na Libertadores e pode perder lugar no time para Marcelo Oliveira. Na frente, enquanto aguarda Liedson, Tite deve escalar Edno em substituição a Ronaldo.

A vaga de Dentinho no time titular do Corinthians é a que gera maior motivo de especulações. Tite pode optar pela entrada de Paulinho, reforçando a marcação no meio-campo, de Danilo, que entraria na armação, ou até mesmo pode lançar Bruno César de volta à equipe. Luiz Ramirez, expulso contra o Tolima, também pode perder posição no clássico.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Corinthians

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: 06/02/2011 (domingo)
Horário: 17h
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Rafael Ferreira da Silva e Maiza Teles Paiva

Palmeiras
Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Rivaldo; Marcos Assunção, Márcio Araújo e Tinga; Kléber, Dinei e Luan.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Corinthians
Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos (Marcelo Oliveira); Ralf, Paulinho, Jucilei e Danilo; Jorge Henrique e Edno.
Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário