sábado, 25 de dezembro de 2010

ESPECIAL SÉRIE D: Nos "acréscimos", Joinville garante acesso com mais trêsApós o América-AM ser punido por escalar um jogador irregularmente, os catarineses garantiram a última vaga.Campinas, SP, 25 (AFI) – Em sua segunda edição, o Campeonato Brasileiro da Série D foi de arrancar suspiro dos torcedores. Após muita confusão – perda de pontos do América-AM por escalar um jogador irregular -, o Joinvile-SC garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao lado de Guarany-CE, Araguaína-TO e Madureira-RJ.


Confira!
» ESPECIAL SÉRIE C: Grandes ficam pelo caminho e zebras conquistam acesso


Inicialmente, 40 equipes separadas em 10 grupos – regionalizado e com quatro times cada -, deram larga em busca da classificação no Nacional de 2010. Antes de seu inicio, alguns times já renomados no cenário futebolístico – como Remo-PA e Santa Cruz-PE - já apareciam como um dos favoritos a ficar com as vagas em aberto.

Paulistas decepcionam e mineiros surpreendem
Oeste de Itápolis e Botafogo de Ribeirão Preto, os únicos representantes do estado de São Paulo na Série D, foram uma verdadeira decepção na primeira fase do campeonato. Com as equipes totalmente reformuladas pós-Campeonato Paulista, as mesmas foram presa fácil para os adversários na competição. Tradicional equipe do interior paulista, o Botafogo amargou a última colocação de seu Grupo, tendo em seis rodadas, apenas uma vitória.

Já o Oeste, que aos poucos vem ressurgindo no futebol paulista, também não cumpriu com as expectativas de seus torcedores. O time da cidade de Itápolis ficou com a lanterna de seu Grupo, tendo também ao final das seis partidas, apenas uma vitória.

Em contrapartida, os times mineiros surpreenderam nesta fase. Classificado por ser apenas o quinta colocado no Campeonato Mineiro deste ano, o Uberaba terminou a primeira fase da competição na liderança de seu Grupo, tendo apenas uma derrota em seis partidas.

Já o Tupi, que foi o segundo melhor colocado no Estadual de 2010, se classificou para a segunda fase na base do sufoco. Com o mesmo número de pontos que o CENE-MS (9 em seis partidas), os mineiros só passaram a fase seguinte por terem maior saldo gols – 3x2. Assim, o clube ficou com a segunda vaga de seu grupo.

Favoritos caem precocemente
Favoritos desde o inicio do campeonato, Remo-PA e Santa Cruz-PE pecaram demais e acabaram sendo eliminados na segunda fase da Série D do Brasileiro. Mesmo classificado em segundo do seu grupo, o time pernambucano era favorito contra o Guarany-CE, que foi líder de sua chave.

Porém, favoritismo não ganha jogo. Na primeira partida entre as equipes, com o Estádio do Arruda completamente lotado por torcedores fanáticos do Coral, o Santa Cruz sofreu, mas venceu os cearenses por 4 a 3. Na segunda partida, realizada em Sobral, no Ceará, o time da casa fez prevalecer o mando de campo e venceu o apático Santa pelo placar de 2 a 0, acabando com o sonho do Tricolor pernambucano de conquistar o tão sonhado acesso.

Já o Clube do Remo, também pecou diante de um adversário, até então desconhecido, o Vila Aurora-MT. Na primeira partida, jogando em casa, o time não passou de um empate por 1 a 1, tendo que jogar fora de casa para garantir a classificação. Na partida de volta, jogando com o regulamento ao seu favor, o time matogrossense segurou um empate sem gols e eliminou os paraenses.

Acessos e muita confusão na Série D
Passadas as fases seguintes, os times com melhor aproveitamento na competição começaram a despontar e garantiram ao final o acesso à Série C. Foi assim que Madureira-RJ, Guarany-CE, Araguaína-TO e Joinvile-SC, garantiram a classificação.

Aliás, o último, precisou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ficar com a vaga. O até então classificado, América-AM, foi punido pela entidade por escalar um jogador irregularmente na competição – nas quartas-de-final contra o mesmo Joinvile- e acabou sendo punido com a perda de seis pontos, tendo como conseqüência, a perda do acesso para o rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário