segunda-feira, 14 de junho de 2010




Japão 1 x 0 Camarões - Resultado histórico para os japoneses
Campinas, SP, 14 (AFI) - O Japão superou a desconfiança e conseguiu uma vitória histórica, na manhã desta segunda-feira. Em um jogo de dar sono, a seleção japonesa estreou com vitória pela primeira vez em mundiais ao bater o Camarões, por 1 a 0, no Estádio Free State, em Bloemfontein, pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo da África do Sul.

Leia ainda:
Holanda 2 x 0 Dinamarca - Enfim, tabu dinamarquês é quebrado

Nas outras três participações, os "Samurais Azuis" haviam conquistado apenas um empate e sofrido duas derrotas. Em 1998, perdeu para a Argentina, por 1 a 0. Em 2002, conseguiu arrancar um 2 a 2 contra a Bélgica. Por fim, na Copa passada, foi batido pela Austrália, por 3 a 1.

Por outro lado, o Camarões fica em situação complicada na luta por vaga às oitavas. Isso porque os "Leões Indomáveis" terão de enfrentar, agora, Dinamarca e Holanda, seleções teoricamente mais fortes.

Esta foi também a primeira vez na história que os camaroneses estrearam com derrota. No primeiro mundial, em 1982, empatou sem gols com o Peru. Depois, bateu a Argentina, por 1 x 0, em 1990, e empatou Suécia por 2 x 2, em 94, Áustria por 1 x 1, em 98, e Irlanda, por 1 x 1.

Duro de assistir
O jogo demorou a engrenar. Assim como ocorrera na maioria dos jogos anteriores na Copa - com exceção de Argentina, Alemanha e Holanda -, os dois times apresentaram um futebol de pouca técnica e criatividade. Prova disso, é que ao final dos 45 minutos, cada time havia chutado apenas uma vez a gol.

Os japoneses conseguiram ter um ligeiro domínio, por estarem melhor distribuídos em campo. Mas embora tivessem maior posse de bola, acabaram explorando demais a mesma jogada. Quase sempre o meia Matsui escapava na ponta direita e tentava cruzar em vão para o atacante Okubo.

Com os dois times abusando nos erros de passe, com uma média de apenas 70% de acerto, o jogo se arrastou sem grandes emoções. Quando tudo levava a crer que o placar não seria alterado no primeiro tempo, os "Samurais Azuis" balançaram as redes, aos 37 minutos. Matsui levantou bola da direita, a zaga não cortou e, na segunda trave, o meia Honda só completou.

Nada de mudanças
Na volta do intervalo, a impressão era de que os camaroneses poderiam por fogo no jogo. Em seu primeiro grande momento na partida, aos quatro minutos, o atacante Eto'o se livrou de três marcadores e rolou para Choupo-Moting. Sem marcação, o jogador mandou a bola perto do ângulo direito de Kawashima, pela linha de fundo.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Apesar da seleção africana ter adiantado sua marcação, o jogo voltou a ficar morno, após a pressão inicial. Satisfeito com a vitória magra, o Japão se fechou na defesa e decidiu arriscar-se pouco. Chegou ao ataque em apenas alguns lances esporádicos, mas sem grande perigo.

As alterações promovidas pelo técnico francês Paul Le Guen não surtiram grande efeito. O time africano apresentou uma dependência em Eto'o, que protagonizou os poucos lances de lucidez de sua seleção. Somente aos 40, o jogo ganhou alguma emoção, quando M'Bia carimbou a trave.

Próximos Jogos
No próximo sábado, às 8h30, o Japão tem a dura missão de enfrentar a Holanda, no Durban Stadion, em Durban. Enquanto isso, o Camarões encara a Dinamarca, no mesmo dia, às 15h30, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.

Ficha Técnica

Japão 1 x 0 Camarões

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein.
Árbitro: Olegario Benquerenca (POR)
Cartões Amarelos: N'Koulou (Camarões)
Gols: Honda aos 37'/1T (Japão)

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Marcus Túlio e Nagatomo; Endo, Abe, Hasebe (Inamoto), Matsui (Okazaki) e Honda; Okubo (Yano).
Técnico: Takeshi Okada

Camarões
Souleymanou; N'Koulou, M'Bia, Bassong e Ekotto; Makoun (Geremi), Joel Matip (Emana) e Enoh; Eto'o, Webo e Choupo-Moting (Idrissou).
Técnico: Paul Le Guen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário