segunda-feira, 14 de junho de 2010





Campinas, SP, 13 (AFI) - Em uma partida que parecia que terminaria no 0 a 0, a seleção da Eslovênia aproveitou a falha do goleiro Faouzi Chaouchi, da Argélia, e conseguiu a primeira vitória do país em uma Copa do Mundo. A partida aconteceu neste domingo no Estádio Peter Mokaba Stadium, em Polokwane, na África do Sul, pela primeira rodada do Grupo C. Com resultado de 1 a 0, os eslovenos alcançaram a primeira colocação do grupo e dá um ótimo passo rumo à classificação.

A Eslovênia aproveitou o empate entre Inglaterra e Estudos Unidos e somou os primeiros três pontos do Grupo C. Com isso, a seleção está próxima a conseguir sua inédita classificação para a próxima fase da competição.

Leia mais:
Prepara-se! Pânico na TV promete "infernizar" Galvão Bueno

Em um jogo sem entusiasmo, as duas seleções trouxeram a campo jogadores estreantes em Copa do Mundo. Resultado disso, um jogo nervoso onde as duas equipes atacavam de forma cadenciada.

Quase!
O jogo começou de forma imprevisível. Logo aos 3 minutos de jogo a Argélia por pouco não abriu o placar. O camisa 3 Belhadj cobrou falta e a Jabulani mostrou para que veio:“dar trabalho aos goleiros”. Na cobrança, a bola pegou um efeito “venenoso” e quase enganou o goleiro Handanovic que espalmou para fora.

A Eslovênia, depois de ser pressionada pelos argelianos, nos primeiros 15 min., conseguiu equilibrar a partida e criou sua primeira jogada de ataque. Após tabela, Kirm recebeu na linha de fundo e cruzou. Bem colocado, Chaouchi saiu do gol e cortou o cruzamento do rival.

Os eslovenos, aproveitando a alta estatura, exploram as jogadas aéreas, porem, a falta de qualidade nas finalizações não ameaçavam a meta do gol argeliano.

Sem emoção
A Argélia se armou para jogar nos contra-ataques. Aos 28, o setor defensivo argeliano conseguiu cortar o frágil ataque da Eslovênia e rapidamente ligou o ataque. Matmour se livrou da marcação no meio-campo e passou para Kadir, que cruzou, mas bateu muito forte e a bola passou sem levar perigo ao goleiro Handanovic.

A Eslovênia, aos 33, criou sua melhor jogada de ataque. O atacante Dedic recebeu a bola na entrada área e avançou em velocidade, no entanto, o eslovenio se esbarrou na falta de qualidade técnica de seu ataque. No memento da finalização, o atacante escorregou e foi facilmente desarmado.

O lance de perigo despertou o time argeliano. Aos 35, em resposta aos adversários, depois de um cruzamento preciso, o defensor Halliche sobiu livre próximo à pequena área, mas errou o cabeceio e mandou a bola pela linha de fundo.

Pressão
A Argélia cresceu no jogo e passou a pressionar mais os adversários. Isso despertou as barulhentas Vuvuzelas que estava tímida durante o início da partida. Ao ritmo tradicional africano, ambas as equipes melhoram nos momentos finais da primeira etapa e sairam mais para o jogo.

O lateral Belhadj foi quem arriscou mais nas jogadas de ataque de sua equipe. Aos 39, em uma boa jogada individual, ao se livrar de dois marcadores armou bom ataque, mas exagerou e acabou perdendo a bola.

Resposta
A Eslovênia teve duas grandes chances de abrir o placar. O camisa 10 Birsa, aos 42, recebeu a bola na entrada da área, girou sobre a marcação e bateu pro gol, mas Chaouchi, bem posicionado, defendeu e mandou pra escanteio. Aos 45, Birsa driblou dois adversários e arriscou de muito longe, mas o chute saiu fraco e não levou perigo pro goleiro.

Depois do intervalo
No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado. As equipes, sem muita qualidade técnica, não criavam muitas chances de gol e, quando isso acontecia, tudo não passava de chutes fracos ou para longe do gol.

Show de gols perdidos
Com 5 minutos, Djebbour recebeu cruzamento dentro da área, mas falhou no domínio e a bola se perdeu pela linha de fundo. A Argélia seguiu em busca do gol, aos 6, Ziani recebeu na entrada da aérea e arriscou de esquerda, mas a bola passou longe do gol. Parecia um show de gols perdidos, aos 10, Yebda recebeu na intermediaria e arriscou de longe e, mais uma vez, não levou perigo para o goleiro Handanovic.

A Eslovênia teve sua grande chance desperdiçada aos 15. Depois de trabalhar bem a jogada até o setor de ataque, Kirm bateu de direita dentro da área, mas Chauchi fez uma ótima defesa.

Apatia em campo
Nessa altura do jogo, pouco se ouvia o som das vuvuzelas. As jogadas mais agressivas da Argélia eram criadas pelo setor esquerdo com Belhadj. Aos 24, em uma arrancada forte em direção à grande área, o lateral bateu forte, mas a Jabulani explodiu no zagueiro.

A Eslovênia ficou acuada, com isso, a Argélia cresceu no jogo e parte para cima dos adversários. Os argelianos arriscaram nas jogadas áreas e se empolgaram até demais. O atacante Ghezzal, que havia acabado de entrar do em campo, tenta ludibriar o juiz e levou o técnico Rabah Saadane a se arrepender de tê-lo colocado em campo.

Depois de ter agarrado a camisa do jogador esloveno, aos 14. Atitude que lhe rendeu um cartão amarelo, Ghezzal se arriscou. Pendurado, o jogador não se deu conta do perigo e tentou uma jogada a la Maradona. Depois de um cruzamento, aos 37, o jogador subiu de cabeça e, com a mão, mudou a trajetoria da bola e recebeu o segundo amarelo, consequência disso, foi expulso de campo.

Gol!
Com um a mais em campo a Eslovênia cresceu na partida e saiu para o jogo. Aos 33, Koren dominou a bola na entrada da área e limpou a marcação e bateu de direita. O goleiro Chauchi, que tanto trabalhou no primeiro tempo, falhou e aceitou o chute no canto esquerdo.

Depois do gol, a Eslovênia se fechou e garantiu sua primeira vitória em uma Copa do Mundo. A Argélia, sem criatividade, não conseguiu superar a retranca adversária e ficou sem marcar.

Próximos jogos
Na sequência da fase de grupos do Mundial, a Eslovênia enfrenta os Estados Unidos no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, na próxima sexta-feira, às 11 horas. No mesmo dia a Argélia enfrenta a Inglaterra no Estádio Cape Town, na Cidade do Cabo, às 15h30, encerrando assim a segunda rodada do Grupo C.


Ficha Técnica

Argélia 0 x 1 Eslovênia
Local: Estádio Peter Mokaba Stadium, em Polokwane
Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)
Cartões Amarelo: Aleksander Radosavljevic e Andrej Komac (Eslovênia). Hassan Yebda (Argélia).
Cartões Vermelho: Ghezzal (Argélia)
Gols: Koren 33'/2T

Argélia
Chaouchi; Rafik Halliche, Bougherra, Yahia, e Belhadj; Mehdi Lacen, Hassan Yebda e Ziani e Matmour (Rafik Saifi ); Foued Kadir (Adlène Guedioura) e Rafik Djebbour (Abdelkader Ghezzal).
Técnico: Rabah Saadane

Eslovênia
Handanovic; Brecko, Cesar, Suler e Jokic; Robert Koren, Aleksander (Andrej Komac), Valter Birsa (Nejc Pecnik) e Kirm; Dedic (Zlatan Ljubijankic) e Novakovic
Técnico: Matjas Kek

Nenhum comentário:

Postar um comentário