segunda-feira, 14 de junho de 2010




Holanda 2 x 0 Dinamarca - Enfim, tabu dinamarquês é quebrado
Campinas, SP, 14 (AFI) - Mesmo sem apresentar um futebol empolgante, a Holanda venceu a Dinamarca por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, na estreia do Grupo E no Mundial. Com a vitória, a Laranja Mecânica manteve seu favoritismo e se mantém invicta há quase dois anos.

Sem o seu principal jogador, Robben, que está lesionado, o Carrossel Holandes quebrou o tabu dinamarquês de nunca terem perdido em uma estreia de Copa do Mundo. Com a vitória dos holandeses, entretanto, outro tabu se manteve - as duas seleções nunca terminaram uma partida com placares iguais.

Leia mais:
Abertura da Copa quebra recorde de audiência na África do Sul

O jogo
No jogo entre os favoritos a classificação, a Laranja Mecânica se mostrou arrasadora em seu sistema 4-2-3-1. Desde o inicio do jogo, pressionou a seleção dos dinamarqueses. O primeiro chute a gol foi do holandês Kuyt, mas o goleiro Sorensen fez uma tranquila defesa.

A Dinamarca, no tradicional sistema 4-4-2, se fechou no seu setor defensivo explorou as jogadas de contra-ataque.

A Holanda, mesmo com mais domínio da partida, não apresentou muita objetividade. Os jogadores trabalhavam bem a bola no meio-campo, porem, no ataque, as finalizações não eram as melhores.

Em uma jogada pelo meio, aos 19, Van Persie avançou, driblou o zagueiro e tocou para Van der Vaart, que chutou em cima da defesa e ganhou escanteio.

Mais acuada na partida, a Dinamarca arriscou chutes de longas distância, mas não ameaçou a meta do goleiro Stekelenburg. O dinamarquês Eneveoldsen chutou de fora da área, aos 22, porem a bola subiu demais e passou por cima do gol.

Embora a maior posse de bola fosse da Holanda, eram os dinamarqueses que criaram a melhores jogadas de ataque. Em jogada pela direita, aos 27, Rommedahl cruzou para Bendtner, que cabeceou à direita de Stekelenburg e a Dinamarca levou perigo pela primeira vez.

Sem sucesso!
O Carrossel Holandês insistiu nas jogadas pelo meio e não encontrou espaço. Os jogadores da Holanda se esqueceram das laterais do campo e, ao centralizar as jogadas de ataque pelo meio-campo, facilitou a marcação dos adversários que passaram a sair mais para o jogo.

A Dinamarca criou uma de suas melhores oportunidades no primeiro tempo. Aos 37, Rommedhal enfiou para Kaalhlenberg, que chutou forte, mas Stekelenburg fez mais uma boa defesa e mandou para escanteio.

A Holanda sentiu a pressão e resolveu mostrar sua força. Depois de uma bola rebatida próximo à grande área, aos 42, Van Persie aproveitou e seguiu em direção ao gol, sobre forte marcação, o atacante tentou encontrar espaço para finalizar e, para isso, deu dois dribles no zagueiro, porém, não teve a mesma felicidade na finalização e a bola saiu pela linha.

O Gol!
A Holanda voltou para o segundo tempo com a mesma disposição, porem, continuou errando nas finalizações. Já a Dinamarca estava desatenta e cedeu o gol logo no primeiro minuto.

Em um cruzamento de Van Persie, o defensor Simon Poulsen tentou cortar de cabeça e mandou contra sua meta para marcar o primeiro gol contra do Mundial. O goleiro Sorensen nada pode fazer.

Com a vantagem no placar os holandeses continuou criando as melhores jogadas, mas manteve os mesmos erros. O atacante Van Persie errou muitos passes e desperdiçou as oportunidades de ampliar.

A Dinamarca buscou reagir. O técnico Olsen fez algumas alterações para melhorar a articulação das jogadas de ataque. Com dores na virilha, Bendtner de lugar para Beckmann.

Pressão
Sofrendo com a forte marcação, a Dinamarca não conseguiu ter eficiência nas jogadas ofensivas. Enquanto isso, o Carrossel Holandês continuou tendo muito espaço para contra-atacar.

Em uma jogada de velocidade pela esquerda, Van Parsie não aproveitou o cruzamento e na dividida com o zagueiro, aos 23, perdeu a bola e cedeu contra-ataque ao adversário.

Na sequência, em uma boa jogada pela linha fundo, após cruzamento, a defesa holandesa desarma o ataque adversário.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Segundo gol!
Mesmo sem uma boa pontaria, a Holanda conseguiu ampliar o placar. Após Eli chutar com força e a bola tocar a trave, a bola sobrou nos pés de Kuyt, aos 39', que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Perdendo por dois gols de diferenças, e a invencibilidade na estreia em Copas, a Dinamarca não esboçou reação e se manteve sem força ofensiva.

Ficha Técnica

Holanda 2 x 0 Dinamarca
Local: Soccer City, em Johannesburgo na Árica do Sul
Árbitro: Stephane Lannoy-FRA
Cartões Amarelos: De Jong e Van Persie (Holanda); e Simon Kjaer (Dinamarca)
Gols: Chritian Poulsen (cabeça/contra) 1’/2T (Dinamarca) e Kuyt 39'/2T (Holanda).

Holanda
Stekelenburg; Van der Wiel, Mathijsen, Heitinga e Van Bronckhosrt; Van Bommel, De Jong, Sneijder; Kuyt, Van de Vaart (Elia) e Van Persie (Afellay).
Técnico: Bert Van Marwijk.

Dinamarca
Sorensen; Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen; Enevoldsen (Gronkjaer), Rommedahl, Kahlenberg (Eriksen) e Jorgensen; Bentdner(Beckmann).
Técnico : Morten Olsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário