segunda-feira, 14 de junho de 2010



Coréia do Sul 2 x 0 Grécia - Asiáticos surpreendem no Mundial
Campinas, SP, 12 (AFI) - Os gregos até tentaram impedir, mas os sul-coreanos foram melhores em campo e venceram a primeira partida da Copa do Mundo 2010. A terceira partida do Mundial da África do Sul deu espaço para o brilhantismo asiático. Em partida realizada no Estádio Nelson Mandela Bay, na cidade de Port Elizabeth, na manhã deste sábado, a Coréia do Sul venceu por 2 a 0 a seleção da Grécia, atual campeã da Eurocopa.

Lei mais:
África do Sul 1 x 1 México - As vuvuzelas quase vencem o jogo

As duas seleções vêm mostrando uma evolução no seu futebol. A Coréia, depois de conquistar a incrível 4.ª colocação na Copa do Mundo da Coréia/Japão, em 2002, conseguiu uma campanha surpreendente nas Eliminatórias da Ásia. Sendo a única seleção asiática que não perdeu na competição, ao todo foram sete vitorias e sete empates.

A Grécia, atual campeã da Eurocopa, não apresentou o mesmo desempenho, que a levou à conquista do campeonato europeu, nos amistosos que antecederam o Mundial. Para o Paraguai, os gregos perderam por 2 a 0 e contra a Coréia do Norte não saiu do empate em 2 a 2.

Superioridade
Durante o primeiro tempo, a Grécia não se encontrou em campo. Conhecida por sua característica forte no setor defensivo, os gregos deram bobeira, no início do jogo, e a Coréia do Sul abriu placar logo aos 6 minutos. Depois de uma cobrança de falta da esquerda, Jung-soo aproveitou falha na marcação grega e completou livre de marcação para marcar.

Depois do gol, aos 10, a Grécia buscou chegar ao empate. Karagounis lançou a bola na área e o goleiro Sung-ryong espalmou e mandou pela linha de fundo. Os gregos continuaram acreditando nos cruzamentos, mas o goleiro sul-coreano, bem postado em sua meta, se antecipou na maioria dos lances e evitou o gol adversário.

Os sul-coreanos continuaram pressionando. Aos 15, aconteceu o lance mais polêmico do primeiro tempo. Chung-yong deu um chapéu no defensor grego, dentro da áera, e, na sequência, foi derrubado, mas o juiz nada marcou. Os jogadores reclamaram de pênalti.

Dificuldade
Os gregos têm dificuldade de criar jogadas de ataque devido à forte marcação sul-coreano. Com isso, os asiáticos dominaram a partida e tiveram a oportunidade ampliar o placar.

Em uma jogada de velocidade, aos 26, o grego Charisteas recebeu na direita, mas foi desarmado pela zaga sul-coreana e, na sequência, armou rapidamente o contra-ataque. Chu-young recebeu lançamento e partiu em velocidade e, frente a frente com o goleiro Tzorvas, bateu rasteiro e facilitou a defesa.

A Grécia errou muitos passes no meio de campo, com isso, o atacante Gekas ficou praticamente nulo na partida. Já os sul-coreanos, melhores em campo, continuaram em busca do segundo gol. Aos 36, Cha cruzou, mas a defesa grega afastou o perigo.

Os gregos continuaram em busca do gol de empate, mas não conseguiam sucesso nas jogadas pela direita. Aos 43, o goleiro sul-coreano quase colaborou para o empate. Depois de um cruzamento, o goleiro se atrapalhou com o sol e quase cedeu o empate.

Replay
No segundo tempo os gregos continuaram errando muito na marcação. A seleção sul coreana manteve a mesma postura do primeiro tempo e ampliaram logo aos 6 o marcador. Depois de um erro grotesco da defesa grega, o atacante Park, do Manchester United, saiu em velocidade e fez um belo gol ao tocar na saída do goleiro.

Melhores em campo, aos 17, a Coréia do Sul tem outra oportunidade. Cha, um dos melhores em campo, cruzou na área e o atacante Chu-young desperdiçou uma grande chance de fazer o terceiro gol ao cabecear para fora.

O técnico alemão Otto Rehhagel colocou em campo Kapetanos para dar mais movimentação na equipe Grega. A alteração mudou a postura da equipe e o jogo grego apareceu. Aos 25, Salpingidis fez boa jogada pela esquerda e acinou Kapetanos. O atacante, dentro da área, falhou na finalização e mandou a bola pra longe da meta sul-coreana.

O jogo fica mais disputado, os sul-coreanos não se movimentavam com mesma velocidade e a Grécia cresceu no jogo. Aos 35, a bola sobrou para Gekas, que girou e bateu bonito, mas o goleiro Sung-ryong fez uma importante defesa e evitou o gol grego.

A Coréia do Sul teve mais uma oportunidade de gol. Aos 40, em outra jogada de velocidade, Chung-yong chutou e obrigou Tzorvas a espalmar. Após a cobrança de escanteio, a bola fica com Jung-woo, que soltou uma bomba, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Com o resultdado, a Grécia continua sem marcar gol em uma Copa do Mundo.

Siga o Futebol Interior também no Twitter!

Ficha Técnica

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth
Árbitro: Michael Hester-NZL
Cartões Amarelos: Ghu-young (Coréia do Sul)
Gols: Lee Jung-Soo 6'/1T e Park Ji-Sung 6'/2T (Coréia do Sul)

Coréia do Sul
Lee Woon-Jae; Oh Beom-Seok, Kim Dong-Jin, Cho Yong-Hyung e Lee Jung-Soo; Kim Jung-Woo, Ki Sung-Yong (Nam-il), Park Ji-Sung e Lee Chung-Yong (Jae-sung); Park Chu-Young (Seung-yeoul) e Lee Dong-Guk
Técnico: Huh Jung-Moo

Grécia
Tzorvas; Papastathopoulos, Moras, Kyrgiakos e (Vyntra); Katsouranis, Tziolis, Karagounis (Patsatzoglou) e Sâmaras
(Salpingidis); Salpingidis (Kapetanos) e Gekas.
Técnico: Otto Rehhagel

Nenhum comentário:

Postar um comentário