sexta-feira, 27 de agosto de 2010





GRAND PRIX: Brasil perde para os Estados Unidos no tie-break
27.08.2010 | 07h09


Paula Pequeno torceu o tornozelo esquerdo no tie-break

NINGBO (CHINA), 27/08/2010 – A seleção brasileira feminina de vôlei perdeu a segunda partida na fase final do Grand Prix 2010. Depois da derrota para o Japão e da recuperação diante da Polônia, o Brasil não conseguiu segurar os Estados Unidos, que venceram por 3 sets a 2 (22/25, 25/19, 30/28, 17/25 e 15/13), em 2h06, no Ningbo Beilun Gymnasium, em Ningbo, na China. No início do tie-break, a ponteira Paula Pequeno sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e deixou a quadra. Foi a segunda baixa do time brasileiro em 24 horas. Ontem, na partida contra a Polônia, Mari torceu o joelho direito. As duas estão fora dos últimos jogos da competição.

“É complicado perder duas jogadoras importantes na reta final do Grand Prix. A Paula é guerreira, estava muito bem na partida de hoje até o lance da contusão. É uma jogadora que passa energia para o time, importante nos momentos decisivos. Mas não podemos usar isso como desculpa pela derrota. O time teve força para voltar para o jogo e lutou até o fim”, disse o técnico José Roberto Guimarães, que elogiou a postura da equipe na partida.

“Saio triste pela derrota, mas feliz pela atuação do time. Elas jogaram com garra e determinação durante todo o tempo. Foi um jogo de altíssimo nível, que contribui para o crescimento da equipe. Os Estados Unidos estão de parabéns pela vitória”, comentou o treinador.

Depois do jogo, Paula foi direto para o hospital. A radiografia acusou uma fratura no osso lateral (maléolo) do tornozelo esquerdo. A jogadora usará uma bota para a imobilização do local. A recuperação levará de quatro a seis semanas e, portanto, Paula está fora da disputa do Grand Prix. No Brasil, ela repetirá os exames e será reavaliada.

“Na hora senti muita dor, mas agora estou melhor. Pisei no pé da jogadora dos Estados Unidos na descida do bloqueio e torci o tornozelo. No exame, descobri que fraturei um dos ossos. É muito chato, mas procuro levantar a cabeça e encarar as coisas da melhor forma possível. Agora vou me cuidar e me concentrar na recuperação para voltar o quanto antes e chegar bem ao Mundial”, disse Paula, que virou 14 bolas para o Brasil.

A maior pontuadora da partida foi a central americana Akinradewo, com 23 acertos. O destaque da equipe brasileira foi a oposto Sheilla, que marcou 22 pontos.

Técnico dos Estados Unidos, Hugh McCutcheon ficou satisfeito com o desempenho da equipe, mas ainda quer evolução. “Foi um jogo muito difícil. Os dois times jogaram muito bem. Estou feliz pela vitória, mas sabemos que ainda há muito trabalho pela frente”, afirmou o treinador.

Com a derrota por 3 sets a 2 para as americanas, a seleção brasileira caiu para a terceira colocação, com cinco pontos – uma vitória e duas derrotas. Líderes da fase final do Grand Prix, com sete pontos, as americanas permanecem invictas. A China, que venceu a Polônia por 3 sets a 0 no último jogo do dia, assumiu a vice-liderança, com seis pontos. O Japão superou a Itália por 3 sets a 2 na abertura da terceira rodada da etapa decisiva e está em quarto lugar, com quatro pontos. A Itália aparece em seguida, com os mesmos quatro pontos, mas com uma vitória a menos. A seleção polonesa, que perdeu todos os jogos, aparece na última posição, com apenas um ponto ganho.

A seleção brasileira voltará à quadra na madrugada deste SÁBADO (28.08), às 4h30 (de Brasília), contra a Itália, na penúltima rodada da fase final do Grand Prix. O canal Sportv e a TV Bandeirantes transmitem a partida ao vivo.

O jogo

Os Estados Unidos começaram o primeiro set em vantagem: 8/5. Mas as brasileiras buscaram o jogo e chegaram ao empate e à virada em ataques de Thaísa e Sheilla: 14/13. A partir daí, o Brasil passou a ditar o ritmo de jogo. Eficiente no ataque e no bloqueio, a equipe abriu 22/18 em largadinha de Thaísa e fechou a parcial em 25/22 depois do ataque de Jaqueline.

A equipe americana voltou melhor para o segundo set e novamente saiu na frente: 8/6. Sem conseguir repetir o bom desempenho no ataque, as brasileiras viram as adversárias abrirem 12/6. Melhor no sistema defensivo, os Estados Unidos ampliaram a diferença: 21/14. Depois de desperdiçarem dois set points, as americanas fizeram 25/19 em ataque de Bown.

Aproveitando-se dos erros do time brasileiro, os Estados Unidos logo abriram 4/0 no terceiro set. Mas a reação do Brasil não demorou e a equipe encostou em três pontos consecutivos: 4/5. O empate veio no oitavo ponto, em falha da recepção americana no saque de Sheilla. A virada veio em ataque de Paula: 12/11. As brasileiras aumentaram a vantagem e chegaram ao segundo tempo técnico com 16/13 no placar. Mas os Estados Unidos logo empataram e equilibraram a partida novamente: 16/16. Em fim de jogo emocionante e disputado ponto a ponto, as americanas definiram a parcial em ace de Hooker: 30/28.

O Brasil voltou para o quarto set disposto a empatar a partida. Pela primeira vez no jogo, a equipe começou na frente: 4/1. Os Estados Unidos acordaram e empataram em três ataques seguidos: 6/6. Mas a reação parou por aí. Eficiente no ataque e melhor no bloqueio, as brasileiras abriram 17/11. O time do técnico Zé Roberto administrou a diferença e fez 20/14 em ace de Thaísa. A jogadora também foi a responsável por definir a quarta parcial: 25/17.

No início do quinto e decisivo set, o Brasil perdeu a ponteira Paula, que saiu contundida. Durante a parcial, as duas equipes mostravam eficiência no ataque, mas os Estados Unidos eram superiores no saque e no bloqueio. O jogo permaneceu equilibrado até o fim e terminou com vitória das americanas, que garantiram o triunfo em um ponto de bloqueio e um erro do saque brasileiro: 15/13.

EQUIPES:

BRASIL – Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Paula, Fabiana e Thaísa. Líbero – Fabi

Entraram – Sassá, Natália, Dani Lins, Adenizia e Joycinha

Técnico – José Roberto Guimarães

ESTADOS UNIDOS – Larson, Hooker, Tom, Glass, Bown e Akinradewo. Líbero - Sykora

Entraram – Barboza, Ogonna e Spicer

Técnico – Hugh McCutcheon

FASE FINAL

NINGBO BEILUN GYMNASIUM – NINGBO (CHINA)

** Horários de Brasília

Primeira rodada (quarta-feira – 25/08)

2h – Estados Unidos 3 x 2 Polônia

4h30 – Brasil 2 x 3 Japão

8h30 – China 0 x 3 Itália

Segunda rodada (quinta-feira – 26/08)

2h – Estados Unidos 3 x 0 Itália

4h30 – Polônia 1 x 3 Brasil

8h30 – China 3 x 1 Japão

Terceira rodada (sexta-feira – 27/08)

2h – Japão 3 x 2 Itália

4h30 – Brasil 2 x 3 Estados Unidos

8h30 – China 3 x 0 Polônia

Quarta rodada (sábado – 28/08)

2h – Japão x Polônia

4h30 – Brasil x Itália

8h – China x Estados Unidos

Quinta rodada (domingo – 29/08)

2h – Japão x Estados Unidos

4h30 – Itália x Polônia

8h – China x Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário