segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mesmo com investimentos, Santa Cruz sucumbe na Série DMais uma vez, a torcida do Santa Cruz viu seu time ficar no quase, e ser eliminado no Campeonato Brasileiro da Série DRecife, PE, 13 (AFI) – Mais uma vez, a torcida do Santa Cruz viu seu time ficar no quase, e ser eliminado no Campeonato Brasileiro da Série D. Neste último final de semana, o Tricolor perdeu para o Guarany de Sobral, por 2 a 0, e como havia vencido por 4 a 3 no jogo de ida, ficou sem a vaga. Além disso, o técnico Givanildo de Oliveira não agüentou a eliminação e pediu demissão.


Confira!
» Série D: Torcida do Remo lamenta eliminação e venda do estádio deve sair


A diretoria do clube foi omissa e deixou tudo nas mãos do ex-presidente do Goiás, Raimundo Queiroz, hoje diretor de futebol. Queiroz deixou a presidência do Goiás sob inúmeras críticas de administração temerária e depois esteve no Vitória como gerente de futebol, onde também foi muito mal.

No Santa Cruz, desde o final do ano, Raimundo Querioz não conseguir fazer nada de positivo. Foi mal no Estadual e pagou mico na Série D, cujo acesso era o grande objetivo do time. O time estava organizado com o treinador Dado Cavalcanti, mas a contratação cara do Givanildo Oliveira dividiu o elenco.

"Eu defendo que o Santa Cruz vai precisar da união e do esforço de todas as suas correntes para mais uma vez haver uma grande tentativa, um grande mutirão no sentido de soerguer este time. Seremos facilitadores desse processo de transição, de sucessão", afirmou Fernando Bezerra Coelho, presidente do Santa Cruz.

Mesmo com grandes investimentos, os jogadores não corresponderam, O grupo Votorantim, por exemplo, fechou contrato de três anos com a equipe para expor suas marcas apenas no peito da camisa do Santa Cruz. Além disso, o time pernambucano renovou contrato com a Shineray, que já foi patrocinadora da equipe no ano passado e majorou em 15% o valor do contrato para seguir nas mangas das camisas tricolores.

Histórico de coisas ruins
A eliminação da Série D vem como o último ponto de uma série de fracassos que começou em 2006, quando o Santa Cruz perdeu a decisão do Campeonato Pernambucano para o Sport, nos pênaltis. Após uma desastrosa campanha no Campeonato Brasileiro 2006, sendo último colocado na maioria das rodadas, terminou rebaixado para a Série B novamente.

Cansados da série de gestões consideradas como medíocres para o clube, os tricolores votaram em massa no então vice-presidente licenciado do clube, Edson Nogueira, garantindo a primeira vitória de uma chapa de oposição na história do clube. Entretanto, a situação só piorou. Em 2007 as coisas pioraram mais ainda.

O time foi mal no Campeonato Pernambucano de 2007 com uma fraca 6ª colocação e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Ulbra-RO, perdendo inclusive no Estádio do Arruda. Na Série B de 2007, o clube realizou uma campanha também fraca que o tragou para o segundo rebaixamento seguido, dessa vez para a Terceira Divisão do Brasileiro de 2008, descenso que foi sacramentado com uma derrota de 2 a 0 para o Criciúma, em Santa Catarina.

Em 2008, o clube ainda tentou se reorganizar para voltar a brilhar, mas ainda não alcançou um bom planejamento. Novamente foi vítima de vários reveses, como a eliminação da Copa do Brasil de novo na primeira fase, a disputa do Hexagonal da Morte do Campeonato Pernambucano, que teve que disputar para se livrar do rebaixamento estadual e a perda de seus melhores jogadores, como Carlinhos Paraíba e Thiago Capixaba. Teve uma campanha abaixo da média na Série C, classificando-se quase que por sorte para a segunda fase.

Em 24 de agosto, empatou para o Campinense quando deveria ter vencido e amargou estar "pendurado no precipício", precisando de uma combinação difícil de resultados para escapar do terceiro rebaixamento nacional consecutivo. Porém as chances extremamente remotas de não-rebaixamento foram definitivamente enterradas com a vitória de 5 a 1 do Caxias sobre o Brasil de Pelotas, que preencheu a última vaga dos times desclassificados da segunda fase da Série C e matematicamente rebaixou o Tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário