sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MA: Maranhão Atlético Clube completa 78 anos de fundaçãoTime divide a liderança do Estadual com o Santa Quitéria no ano de 2010Campinas, SP, 24 (AFI) - Fundado dia 24 de setembro de 1932, o Maranhão Atlético Clube (MAC) completa hoje 78 anos. A programação festiva será cumprida domingo com um jogo que terá como atração jogadores de várias gerações que vestiram a camisa do Bode Gregório. Além disso, a atual diretoria pretende lançar nos próximos dias o projeto de ampliação do patrimônio do clube, que terá um centro comercial (MAC Center, com 74 lojas), condomínio (com 1.200 apartamentos) e um novo centro de treinamento (com um complexo esportivo).


Confira!
» MA: No complemento da rodada, IAPE goleia o Nacional e se aproxima dos líderes


No futebol, atualmente o MAC divide com o Santa Quitéria a liderança do Campeonato Estadual, realizando a melhor campanha na competição desde a conquista do campeonato de 2007. O desempenho já faz o Bode pensar na conquista do seu 14º título de campeão maranhense.
O primeiro Estadual conquistado pelo Maranhão foi cinco anos após sua criação. Em 1937, o MAC faturou o torneio. Repetiu a façanha em 1941 e 1943, começando a chamar a atenção no cenário futebolístico do estado.

Nos anos 50, ganhou apenas um título estadual (em 1951). Uma nova campanha vitoriosa só aconteceu em 1963, 12 anos depois da última conquista, que foi em 1951. O apogeu do time atleticano foi em 1979, quando participou do Campeonato Brasileiro. Com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, o MAC terminou no 26º lugar, uma posição digna para um clube recém-promovido. O Maranhão ficou à frente de clubes grandes, como Fluminense (RJ) e Botafogo (RJ).
A melhor década da história do clube foi nos anos1990. Pela primeira vez, o clube ganhou um tricampeonato, em 1993, 1994 e 1995. Depois foi campeão novamente em 1999.

Em 2000, o Maranhão voltou a figurar com destaque no cenário nacional. Naquele ano, houve a Copa Norte, torneio que dava direito a disputar a Copa dos Campeões. Essa competição, por sua vez, garantia ao vencedor um lugar na Copa Libertadores. Após bela campanha, o MAC chegou à final para enfrentar o São Raimundo. No primeiro jogo, o Bode Gregório derrotou o rival de Amazonas por 3 x 2. Mas, no jogo de volta, em Manaus, o Maranhão perdeu por 2 x 0 e ficou com o vice-campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário