sexta-feira, 2 de julho de 2010

Argentina x Alemanha - Rivalidade e velhos conhecidos em campo
Campinas, SP, 02 (AFI) - Argentina e Alemanha fazem um dos duelos mais antecipados, esperados e interessantes do futebol mundial nos últimos anos ao se enfrentarem às 11 horas deste sábado, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo. Velhos conhecidos e eternos rivais, os times chegam ao duelo com o moral elevado após apresentar um grande futebol nas oitavas.

A Alemanha goleou a rival Inglaterra, por 4 a 1, mostrando ao mundo o seu novo estilo de jogo: contra-ataques rápidos, toque de bola envolvente e habilidade com a bola nos pés. A Argentina não deixou por menos, e bateu o México por 3 a 1, em um duelo onde não teve grandes dificuldades e ainda viu seus valores individuais terem outra bela atuação.

Quem vencer enfrenta o time que passar entre Espanha e Paraguai, que travam duelo na outra partida deste sábado, às 15h30.

Velhos conhecidos
As duas seleções tem um histórico de duelos épicos travados em Copas do Mundo. O primeiro deles aconteceu ainda em 1958, na Copa da Suécia. Na ocasião, os alemães venceram o jogo por 3 a 1. A vingança só veio em 1986, quando a Argentina ganhou a Copa do Mundo daquele ano, no México, por 3 a 2. Aquele time contava com um camisa 10 espetacular, Diego Armando Maradona, atual técnico desta seleção Albiceleste.

Quatro anos depois, os alemães deram o troco, batendo a Argentina por 1 a 0. Aquele time dos hermanos também tinha Maradona, em sua penúltima Copa do Mundo. Em 1994, o meia daria adeus aos Mundiais após ser pego no exame antidoping por uso de substâncias ilegais. As batalhas, porém, continuaram sem ele, e em 2006, os times voltaram a se enfrentar, nas quartas-de-final da Copa da Alemanha. Maradona estava presente, mas apenas na torcida, e viu a Albiceleste sucumbir à pressão alemã, cedendo o empate nos minutos finais quando vencia por 1 a 0.

O jogo foi para os pênaltis, e os hermanos deram adeus. Neste sábado, os gigantes escreverão outro capítulo da história. Ao todo, serão cinco títulos mundiais em campo, três para os alemães, dois para os argentinos.

Desfalques?
Alguns jogadores corriam o risco de desfalcar as duas equipes. Messi, pelo lado da Argentina, estava gripado e não treinou no início da semana. Pela Alemanha, os lesionados Cacau e Podolski também eram dúvidas. Todos, porém, treinaram por suas respectivas seleções, e ambos os times devem entrar em campo com sua força máxima.

Tanto alemães quanto argentinos contam com jogadores de qualidade na armação. A Alemanha tem Özil, rápido, jovem, habilidoso e decisivo. O time adversário, por outro lado, conta com o melhor do mundo, Messi, que tem feito uma grande Copa do Mundo, apesar de não ter marcado nenhum gol.

Farpas
No meio desta semana, o meia Schweinsteiger resolveu apimentar o duelo, e fez duras críticas à seleção argentina. De acordo com o jogador, o time argentino se resume às provocações, que começam ainda antes da partida. "Schweini" ainda afirmou que falta caráter aos jogadores da argentina, criticando a mentalidade dos adversários.

Áspero, o técnico Maradona respondeu à altura. "Não temos tempo para pensar em Schweinsteiger. Os jogadores pensam em entrar em campo, em ter a revanche de 2006. Assim, não me preocupa o que ele diga de pênaltis, das pancadas, de que não sabemos perder, não nos interessa. Cada partida se joga uma história diferente, e esta vai ser diferente, porque vamos atacar e jogar no campo deles. Por isso eles estão nervosos. ‘O que há, Schweinsteiger? Está nervoso?", ironizou. O clima está quente.

Ficha Técnica

Argentina x Alemanha

Local: Estádio Green Point, em Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul
Data: 03/07/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Ravsham Irmatov (UZB)



Argentina
Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano, Maxi Rodríguez e Di Maria; Messi, Tevez e Higuaín.
Técnico: Maradona

Alemanha
Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng; Schweinsteiger, Khedira, Müller, Özil e Podolski; Klose.
Técnico: Joachim Löw

Nenhum comentário:

Postar um comentário