terça-feira, 22 de junho de 2010

Eslovênia x Inglaterra - À beira de um vexame histórico
Campinas, SP, 22 (AFI) - Nesta quarta-feira, às 11 horas, a Inglaterra entra em campo para encarar a Eslovênia, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo, precisando de uma vitória para evitar um vexame histórico.

Veja também:
Grito da Galera: Torcida defende Dunga na guerra com a Globo

Enquanto que os eslovenos precisam de apenas um empate para avançar às oitavas-de-final, o English Team tem a obrigação de vencer, ou estará eliminado, ainda na fase de grupos. Tal fato não acontece desde 1958, quando a Inglaterra também caiu na primeira fase.

Ambos os times estão invictos, apesar das situações distintas. A Eslovênia soma quatro pontos, com uma vitória (1 a 0 sobre a Argélia) e um empate (2 a 2 com os Estados Unidos), liderando o grupo. A Inglaterra tem dois pontos, tendo empatado com os Estados Unidos por 1 a 1 e com a Argélia por 0 a 0.

Irreconhecível
A Inglaterra, pelo menos na prática, ainda não começou sua participação nesta Copa do Mundo. À exceção de alguns lampejos de bom futebol contra os EUA, o selecionado inglês pouco apresentou, sendo um dos times mais frustrantes da competição até agora.

O ataque, comandado por Wayne Rooney, não tem funcionado, enquanto que o meio-de-campo não apresenta criatividade. O fato preocupa, já que os ingleses marcaram apenas um gol, atuando contra equipes consideradas inferiores.

Na defesa, um desfalque: o zagueiro Jamie Carragher tomou o segundo amarelo e está suspenso. Upson foi confirmado para o seu lugar, enquanto que no meio-de-campo, Lennon atuará pela direita, Barry pela esquerda, com Gerrard e Lampard centralizados. Assim, a equipe atuará com duas linhas de quatro, no autêntico estilo do futebol inglês.

A formação, pelo menos por enquanto, não tem dado certo, mas muito disso se deve à má performance das individualidades inglesas. A esperança do técnico Fabio Capello é que a equipe entenda o recado dado por ele nesta segunda-feira. Em entrevista coletiva, o treinador afirmou que "ninguém está na África do Sul de férias", dizendo que esperava ver "a estreia da Inglaterra no Mundial".

Sem medo
Enquanto os ingleses entram em campo sob pressão, a Eslovênia, que nunca foi considerada a favorita neste grupo, tem o conforto de poder esperar o adversário em seu campo de defesa, podendo jogar pelo empate. Esta, porém, não é a intenção do técnico Matjaz Kek, que não pretende mudar sua estratégia de jogo para enfrentar os ingleses.

"Não quero falar da minha estratégia, mas não vejo porque deveríamos mudar. Vamos atuar da mesma forma que jogamos até agora, evitando erros e procurando o gol", afirmou o treinador.

O técnico também apelou para o patriotismo, dizendo que seria um orgulho para o seu país avançar para a próxima fase.

"Significa muito para a Eslovênia chegar até a próxima fase. E esse é o nosso desejo. Temos um oponente muito forte pela frente, mas estamos confiantes e vamos jogar com coragem", afirmou.

A formação não deverá sofrer alterações com relação aos jogos passados, até mesmo porque o time tem atuado bem.

Se avançar, o time estará fazendo história. Nunca na história das Copas a seleção passou da fase de grupos, e pode realizar o feito em apenas sua segunda participação em Mundiais. A outra aconteceu em 2002, quando o time perdeu três das três partidas que disputou.

Ficha Técnica

Eslovênia x Inglaterra

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, na África do Sul
Data: 23/06/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)

Eslovênia
Samir Handanovic; Brecko, Suler, Cesar e Jokic; Birsa, Koren, Radosavljevic e Kirm; Novakovic e Ljubijankic.
Técnico: Matjaz Kek

Inglaterra
James; Johnson, Upson, Terry e Ashley Cole; Lennon, Gerrard, Lampard e Barry; Rooney e Heskey.
Técnico: Fabio Capello

Nenhum comentário:

Postar um comentário