quarta-feira, 23 de junho de 2010

Camarões x Holanda - Laranja tenta manter os 100% no Mundial
Campinas, SP, 23 (AFI) - Camarões e Holanda entram em campo nesta quinta-feira com suas situações definidas pelo Grupo E da Copa do Mundo. Mesmo assim, cada time tem suas pretensões, em um duelo que será realizado no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, a partir das 15h30.

A Holanda tenta ser o segundo time neste Mundial a se classificar para as oitavas-de-final com 100% de aproveitamento - o outro foi a Argentina. No momento, a Laranja Mecânica tem dois jogos e duas vitórias, somando seis pontos no topo do grupo. Os africanos de Camarões, por outro lado, jogarão pela honra, já que perderam os dois duelos que realizaram e não ostentam mais chances de classificação.

Respeito ao país
Após uma performance aquém das expectativas nesta Copa do Mundo, Camarões entra em campo para fazer seu jogo de despedida. Atormentada por crises internas e apresentando um futebol que mais pendeu para o europeu do que o africano, a seleção camaronesa tenta ao menos dar uma satisfação ao seu povo, que criticou e muito as performances da equipe.

O técnico Paul Le Guen, que também realizará seu último jogo no comando da equipe, cobrou profissionalismo e seriedade dos jogadores frente ao duelo. "Precisamos manter a concentração até o final, encarando os treinamentos para a partida contra a Holanda com muito profissionalismo. Não será um amistoso, pelo contrário, é um jogo de Copa do Mundo. Temos de respeitar o povo camaronês e a competição em si, além das torcidas e dos telespectadores", disse o treinador.

Uma das maiores preocupações de Camarões, porém, está no pós-Copa. O ministro dos Esportes camaronês, Michael Zoah, requisitou que os jogadores da seleção voltassem ao país, mas jogadores e comissão técnica temem por sua segurança. Por enquanto, a situação seguem em impasse, mas uma vitória contra a Holanda amenizaria os problemas.

À espera do bom futebol
Já classificada e quase que assegurada no primeiro lugar do grupo, a Holanda deverá entrar em campo com uma equipe mista, podendo até escalar o craque Robben pela primeira vez nesta Copa. O jogador, que sofreu uma lesão no tendão uma semana antes do início da competição, está recuperado, mas ainda busca um melhor condicionamento físico.

Terminando no primeiro posto do certame, a Holanda encara o segundo colocado do Grupo F. Por enquanto, todas as equipes tem chances de classificação, sendo que o Paraguai é o líder. Prováveis confrontos das oitavas-de-final envolvem Itália ou Eslováquia, que deverão decidir o o segundo posto.

Para o técnico Bert Van Marwijk, uma boa performance neste duelo será importante para dar moral à equipe, que não apresentou um bom futebol em nenhuma das duas partidas. Apelando para a eficiência e deixando o encanto que lhe é peculiar de lado, a Holanda vem decepcionando os torcedores, mas agora que entram em campo sem pressão, pode finalmente reencontrar seu famoso estilo de jogo.

As novidades em campo devem ficar por conta de Babel e Elia, além da presença de Huntelaar no comando de ataque. O zagueiro Ooijer também pode ganhar uma oportunidade, enquanto que Robben ainda é dúvida.

Retrospecto
Holanda e Camarões nunca se enfrentaram na história das Copas. Quando o assunto são partidas amistosas, os times duelaram em duas oportunidades. Em 1998, empate por 0 a 0, enquanto que a Holanda venceu o adversário desta quinta-feira por 1 a 0, em 2006. Assim, os africanos nunca derrotaram a Laranja em sua história - um tabu a ser quebrado, se a equipe quiser retornar para casa mais tranquila.

Ficha Técnica

Camarões x Holanda
Local: Estádio Green Point, em Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul
Data: 24/06/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)

Camarões
Souleymanou Hamidou; Geremi, Nkoulou, Bassong e Assou-Ekotto; Mbia, Alexandre Song e Enoh; Emana, Eto'o e Webó
Técnico: Paul Le Guen

Holanda
tekelenburg; Heitinga, Mathijsen, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, Sneijder e Eljero Elia; Babel, Kuyt (Robben) e Huntelaar.
Técnico: Bert Van Marwijk

Nenhum comentário:

Postar um comentário