quarta-feira, 23 de junho de 2010





Austrália 2 x 1 Sérvia - Vitória amarga elimina as duas seleções
Campinas, SP, 23 (AFI) – Em um jogo que poderia definir a classificação de uma das seleções, a Austrália surpreendeu ao vencer a Sérvia por 2 a 1, no Estádio Mbombela, em Nelpruit, na tarde desta quarta-feira, em partida válida pela 3.ª rodada do Grupo D. No entanto, o resultado não favoreceu nenhuma das equipes que se despediram do mundial.

Com a vitória da Alemanha, sobre a seleção de Gana por 1 a 0, só restava vencer a partida para conseguir acesso às oitavas-de-final do Copa da África do Sul. A Austrália, para se classificar, precisaria vencer o jogo por 4 gols de diferença para se igualar no saldo de gols com os ganeses e superá-los nos gols marcados.

A missão da Sérvia era a mais fácil, com o placar de 2 a 1, os sérvios precisariam de apenas mais um gol para empatar a partida e tomaram a segunda vaga de Gana, pelo mesmo critério de gols a favor. No entanto, o resultado não favoreceu nenhuma das seleções que acabaram eliminadas. Ganeses e germânicos se classificaram.


O duelo
A seleção do treinador Radomir Antic entrou em campo com um esquema de marcação adiantado, com isso, tentou ditar o ritmo da partida, algo forçou os “Socceroos” a trabalharem mais o toque de bola no meio-campo para superarem o bloqueio sérvio.

Em um sistema mais ofensivo, aos 6 minutos, Krasic recebeu no meio, partiu em velocidade, invadiu a área e bateu forte no canto. Schwarzer espalmou. No escanteio, a zaga australiana afastou o perigo.

A Austrália, do treinador Pim Verbeek, buscou explorar os contra-ataques e as jogadas áreas, algo que abriu espaço para os adversários. Aos 11 minutos, os australianos fizeram boa jogada pela esquerda e ganharam escanteio. Na cobrança, a defesa cortou o cruzamento e armou rápido contra-ataque. Krasic recebeu passe enfiado, fintou o goleiro, mas chutou para fora. Ele perdeu um gol incrível.

Eletrizante
Precisando da vitória para aumentar suas chances de se garantirem na próxima fase da competição, as duas seleções saíram em busca do gol desde o início da partida. A Austrália atacou mais pelas laterais e abriu espaço para os sérvios que criaram a maior parte de suas jogadas pelo meio-campo explorando passes curtos.

Aos 22 minutos, depois de uma seqüência de passes pelo lado direito, a Sérvia criou uma oportunidade incrível de gol. Após falha da Zaga australiana, Ivanovic bateu forte a queima roupa, e Schwarzer, com a mão direita, fez uma das mais lindas defesas da Copa da África do Sul e impediu o sucesso do ataque adversário.

Pressão
Com muito iniciativa dentro de campo, os “Socceroos” atacavam com muita determinação, porém, a falta de criatividade não contribuía para que os atacantes tivessem boas oportunidades de finalizarem contra a meta de Stojkovic. Por outro lado, com mais posse de bola, e duas grandes oportunidades de balançarem as redes, os sérvios exerceu certo domínio na partida e pressionou os australianos durante todo o primeiro tempo.

Em uma jogada bem trabalhada pelo meio-de-campo, os australianos criaram sua primeira jogada que levou perigo à meta adversária. Aos 32 minutos, Bresciano recebeu pela esquerda, avançou e cruzou na área, mas Cahill, bem marcado, subiu, mas cabeceou para fora.

Resposta rápida
Dois minutos depois de ter sido atacada, a seleção sérvia (aos 34 minutos) armou bom ataque com Kuzmanovic, que cruzou da direita e encontrou Zigic sozinho, mas o grandalhão cabeceou muito mal e a bola saiu pela linha de fundo.

Gol anulado
Aos 37 minutos, Jovanovic, com passe preciso, encontrou Krasic na entrada da área frente a frente com o goleiro para marcar, no entanto, o juiz Jorge Larrionda, atento à sinalização de seu assistente, que assinalou impedimento do atacante, anulou corretamente o gol.

Pela necessidade da vitória, as duas seleções demonstraram em campo muita objetividade e proporcionaram um belo espetáculo na primeira etapa para os torcedores que assistiam à partida no Mbombela.

Segundo tempo
Com placar de 0 a 0, resultado que não favorecia nenhuma das seleções que disputavam a partida de seus vidas, já que Austrália buscava repetir o mesmo acesso às oitavas-de-final na última Copa, na Alemanha, onde acabou sendo eliminada pela atual campeã Itália. E a Sérvia, após se separar oficialmente de Monte Negro, buscava registrar uma boa participação em seu primeiro Mundial. As duas seleções mantiveram a mesma postura do primeiro tempo.

Logo aos 8 minutos, Jovanovic recebeu na esquerda e cruzou para o grandalhão Zigic, que matou de forma esquisita, no entanto, chutou com perigo para fora e desperdiçou uma ótima oportunidade.

Depois de uma conversa seria com o técnico Pim Verbeek, os australianos voltaram melhor para a segunda e etapa por pouco não abriram o placar. Aos 18 minutos, Bresciano chutou co muita força na entrada da área e Stojkovic espalmou. No rebote, impedimento foi assinalado.

O Gol
Os australianos não se cansavam em campo, por isso, não demorou muito e o gol saiu. Aos 23 minutos, após cruzamento da direita, Cahill desviou de cabeça cruzamento da direita acertou o canto do goleiro Stojkovic. O gol motivou a equipe, que passou a enxergar uma pequena chance de ser classificar.

Surpreendentemente, aos 27 minutos, Holman pegou no meio campo, arriscou de longe e acertou o canto da meta de Stojkovic, que nada pode fazer para evitar o segundo gol dos “Socceroos”. O placar de 2 a 0 aumentou as possibilidades de classificação. Com isso, a Sérvia, que dominava o jogo no primeiro tempo, foi pressionado no segundo.

A um gol da classificação
Perdendo a chance de se classificar, devido ao resultado de dois gols de diferença, a Sérvia, que jogava pelo placar de 2 a 2, para superar Gana no terceiro critério de desempate, gols marcados, os sérvios chegam ao seu primeiro gol na partia.

Aos 39 minutos, Tosic chutou de fora da área, o goleiro Schwarzer falhou e deu rebote nos pés de Pantelic que não perdoou e descontou para o seu país.

Eliminação
Em um final de jogo digno de disputa pela classificação, as duas seleções se despediram do Mundial em uma partida brilhante, onde ambos os países mostraram a força do seu futebol e lutaram até o final do jogo de forma digna.

Aos 47 minutos, Lazovic recebeu na direita e Pantelic, na cara do gol, perdeu chance incrível de empatar e classificar a seleção da Sérvia para as oitavas-de-final.

A vitória da Austrália quebrou um tabu importante do futebol mundial, foi a primeira vez que uma seleção da Oceania vence uma Européia, porém, o que os australianos levam para casa é apenas a quebra do tabu.


Ficha Técnica

Austrália 2 x 1 Sérvia
Local: Estádio Mbombela, em Nelpruit – África do Sul
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões Amarelo: Wilkshire, Beauchamp e Emerton (Austrália); Aleksandar Lukovic e Ninkovic (Sérvia).
Gols: Cahill (cabeça) 23'/2T, Brett Holman 27'/2T (Austrália); Pantelic 39'/2T (Sérvia)


Austrália
Schwarzer; Wilkshire (Richard Garcia) , Neill, David Carney, Culina e Beauchamp; Carl Valeri (Brett Holman) , Emerton, Bresciano (Scott Chipperfield) e Cahill; Josh Kennedy.
Técnico: Pim Verbeek

Sérvia
Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Aleksandar Lukovic e Ivan Obradovic; Dejan, Stankovic, Kuzmanovic (Lazovic) , Ninkovic e Krasic (Zoran Tosic); Milan Jovanovic e Zigic (Marko Pantelic).
Técnico: Radomir Antic

Nenhum comentário:

Postar um comentário