quinta-feira, 24 de junho de 2010





Camarões 1 x 2 Holanda - Laranja Mecânica avança 100% no Mundial
Campinas, SP, 24 (AFI) – A Holanda confirmou seu favoritismo no Mundial e se manteve 100% no Grupo E depois de vencer, na manhã desta quinta-feira, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, a eliminada seleção de Camarões, por 2 a 1. A partida encerrou a participação dos dois países na fase de grupos da Copa da África do Sul.

Depois de uma sofrível eliminação no Mundial da Alemanha, em 2006, quando a Laranja Mecânica encerrou sua participação nas oitavas-de-final, depois de perder por 1 a 0 para Portugal. A seleção comandada por Bert Van Marwijk se classificou para o mata-mata desta Copa como um campanha impecável que lhe da o favoritismo ao título. Algo inédito para o país.

Mesmo eliminados, os camaroneses não facilitaram a vida dos holandeses e demonstraram a garra do seu futebol, no entanto, toda determinação dentro de campo não foi o suficiente para evitar a terceira derrota no torneio e a lanterna do Grupo E.

O Jogo
Com uma das melhores campanhas do Mundial, a Holanda entrou em campo determina a manter o 100% de aproveitamento no campeonato e assegurar a primeira colocação no Grupo E. Por outro lado, a seleção de Camarões, dona de uma campinha pífia em território sul-africano, lutou para somar seus primeiros três pontos.


Sem muita oportunidade, aos 10 minutos, N'Guemo fez jogada individual pelo meio e abriu com categoria com Geremi, na direita. O veterano, porém, errou o domínio e devolve a posse de bola para os holandeses.

O Carrossel Holandês não demorou muito para mostrar a objetividade do seu ataque. Aos 14 minutos, Van der Vaart recebeu no meio com liberdade e tentou encontrar Van Persie nas costas da defesa, mas N'Kolou se esticou e conseguiu cortar jogada perigosa.

Os holandeses por pouco não abriram o placar. Aos 19 minutos, Van Persie dominou no peito com estilo, se livrou da marcação e chutou forte, mas o goleiro Souleymanou fez uma boa defesa.

Equilíbrio
A partida segue muito equilibrada, mesmo não levando muito perigo ao goleiro Stekelenburg, os Leões Indomáveis se comportam bem em campo, mas não seguraram por muito temo o ataque holandês que, por sua vez, conseguia se descolar pelas laterais e armar boas jogadas ofensivas.

Aos 32 minutos, o camisa 10 Sneijder encarou a marcação e se livrou bem do defensor e abriu na direito para Boulahrouz que tocou para Kuyt dentro da área. Livre, o atacante girou e bateu rasteiro, mas a bola passou rente à trave de Souleymanou e saiu pela linha de fundo.

O Gol
O gol saiu em uma jogada pela direita, quando Van Persie fez bela tabela com Van der Vaart, que contou com o corta-luz de Kuyt e bateu na saída de Souleymanou para abrir o placar para a Holanda.

A seleção africana não se abateu com a desvantagem no placar e saiu em busca do empate e por pouco não conseguiu tamanha proeza. Aos 40 minutos, Eto'o se desarmou e recebeu, na corrida, livre de marcação. O árbitro, no entanto, paralisou o lance assinalando impedimento.

Durante o final do primeiro tempo, os camaroneses tiveram domínio do jogo, porém, a falta de eficiência no último passe impediu que o atacante da Inter de Milão pudesse ter boas oportunidades de balançar as redes.

Segundo tempo
A seleção de Camarões encontrou dificuldades para superar a defesa adversária e, por isso, errou muitos passes no meio-de-campo. A melhor oportunidade surgiu, aos 14 minutos, em jogada individual de Eto’o, que se livrou de dois marcadores, porém, no momento do chute, o atacante foi travado e a bola saiu sem perigo pela linha de fundo.

Dois minutos depois, Aboubakar encontrou Makoun livre dentro da área, mas o meia, mesmo dominando com liberdade, não foi feliz na finalização e o goleiro Stekelenburg fez boa defesa.

Superação!
Os camaroneses cresceram no jogo, já os holandeses não conseguiam encontrar o mesmo controle do primeiro tempo e acabou cedendo empate aos 20 minutos. Após cobrança de falta de Geremi, em cima da barreira, o árbitro apontou pênalti, já que a bola bateu no braço de Van der Vaart. Na cobrança, Eto’o não desperdiçou e deixou tudo igual.

Depois do empate os Leões Indomáveis seguiram pressionando em busca do segundo gol. No entanto, quem comemorou foram os “laranjas”. Aos 38 minutos, Robben recebeu no contra-ataque, cortou para o meio e bateu de esquerda, acertando a trave de Souleymanou. No rebote, Huntelaar bateu para o gol vazio.

Com o resultado, a seleção da Holanda somou sua terceira vitória consecutiva no Mundial e a classificação com 100% de aproveitamento.

Próximo jogos
Agora a Holanda enfrenta a Eslováquia na próxima segunda-feira, no Durban stadium, em Durban, às 11 horas (de Brasília), pelas oitavas-de-final da Copa da África do Sul.


Ficha Técnica

Camarões 1 x 2 Holanda
Local: Estádio Green Point, em Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Cartões Amarelo: Nicolas N'koulou e Stephane M'bia (Camarões); Kuyt, Van Bronckhorst e Van der Vaart (Holanda)
Gols: Van Persie 36’/1T, Huntelaar 38’/2T (Holanda); Samuel Eto’o 20’/2T (Camarões).

Camarões
Souleymanou Hamidou; Geremi, Stephane M´bia, Nicolas N´Koulou e Assou-Ekotto; Chedjou, N´Guémo e Makoun; Gaetan Bong (Aboubakar), Eto'o e Choupo-Moting
Técnico: Paul Le Guen

Holanda
Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen (Idrissou), e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Kuyt (Elia); Sneijder, Van der Vaart e Van Persie (Huntelaar).
Técnico: Bert Van Marwijk

Nenhum comentário:

Postar um comentário