sexta-feira, 25 de junho de 2010





Suíça 0 x 0 Honduras - Zebras morrem abraçadas no Grupo H
Campinas, SP, 25 (AFI) - A Suíça dependia de uma vitória para selar sua classificação às oitavas-de-final da Copa do Mundo, mas não conseguiu bater a fraca seleção de Honduras, ficando no empate por 0 a 0 em Bloemfontein, no Estádio Free State. O duelo, válido pelo Grupo H, acabou eliminando os dois times que estavam no gramado.

Com o resultado, os suíços chegaram aos quatro pontos ganhos, dois a menos que Espanha e Chile, primeiro e segundo colocados respectivamente. Honduras, por outro lado, conquistou seu primeiro ponto nesta Copa do Mundo, mas encerra sua participação ainda em busca de sua primeira vitória em Mundiais.

A Suíça, que ostenta uma defesa que muitos julgam quase instransponível, acabou esbarrando em suas limitações na hora de atacar, e dá adeus à África do Sul após ter conquistado seus quinze minutos de fama ao bater a favorita Espanhaa por 1 a 0, ainda na primeira rodada.

Sonolento...
Precisando da vitória para ter chances de classificação, a Suíça tentou fazer algo que não sabia logo no início da partida - atacar. O time, que prima pela boa defesa e a capacidade de contra-ataque, ficou perdido quando teve que criar oportunidades, e o primeiro tempo resumiu-se à bolas levantadas na área.

Em uma delas, o time helvético levou perigo pela primeira vez e única vez durante a etapa inicial da partida. No lance, Barnetta cruzou e Derdiyok ganhou no alto, cabeceando muito perto do gol de Valladares, aos 16 minutos. No restante do primeiro tempo, muitos cruzamentos, faltas, e pouco futebol.

Juntos, os times finalizaram seis vezes. O número de infrações, porém, foi bem maior: 17 faltas ao todo, aliadas a um duelo sem graça e de dar sono ao mais fanático amante de futebol.

"Caiu a ficha"
Após um primeiro tempo apático, a Suíça percebeu que precisava vencer o jogo para não dar adeus à Copa do Mundo ainda na primeira fase. Assim, o time começou a pressionar, mas deixou espaços em sua defesa. Aos oito minutos, a seleção hondurenha quase aproveitou, quando David Suazo subiu sozinho quase dentro da pequena área, mas mesmo assim conseguiu cabecear para fora.

A resposta veio aos 15 minutos, quando Barnetta recebeu a bola, limpou a marcação e chutou para uma defesa em dois tempos de Valladares. Três minutos depois, Derdiyok pegou sobra de bola na entrada da área e desferiu forte arremate, para outra intervenção do goleiro de Honduras. Aproveitando novamente a brecha deixada pela defesa da Suíça, o time hondurenho quase abriu o placar.

Em um lance de contra-ataque, Suazo fez o passe para Alvarez, que na cara do gol, tocou no ângulo para uma das mais sensacionais defesas da Copa, praticada por Benaglio. Frei, veterano que entrou no decorrer da partida, teve uma chance de ouro pelos suíços ao receber bola rolada dentro da área. O chute, porém, saiu por cima do gol. Lichtsteiner também tentou a sorte pelos europeus, desferindo arremate de fora da área, bem perto do gol de Valladares, já aos 33 minutos.

Aos 38, mais uma chance para os helvéticos, desta com Yakin, que não alcançou cruzamento rasteiro dentro da pequena área, enquanto que Honduras ainda teve um gol anulado um minuto depois, além de ter desperdiçado boas chances de vencer nos momentos finais. Apesar da pressão dos dois times em busca de um tento, a bola não queria entrar, e o duelo terminou empatado por 0 a 0, classificando os outros dois rivais do Grupo H - Espanha e Chile.

Ficha Técnica

Suíça 0 x 0 Honduras
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein, na África do Sul
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Cartões amarelos: Gelson Fernandes (Suíça); Osman Chávez, Hendry Thomas, Suazo e Wilson Palacios (Honduras)

Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grchting e Ziegler; Inler, Huggel (Shaqiri), Barnetta e Gelson Fernandes (Hakan Yakin); Frei e Nkufo (Alexander Frei).
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Honduras
Valladares; Osman Chávez, Maynor Figueroa, Izaguirre e Mendoza; Wilson Palacios, Roger Espinoza, Guevara, Ramón Nuñez (Walter Martinez) e Hendry Thomas; Suazo.
Técnico: Reinaldo Rueda

Nenhum comentário:

Postar um comentário