segunda-feira, 21 de junho de 2010

França x África do Sul - Tirem as crianças da sala!
Campinas, SP, 21 (AFI) - França e África do Sul entram em campo às 11 horas desta terça-feira em um duelo que envolve dois dos piores times desta Copa do Mundo. O jogo é válido pela terceira rodada do Grupo A, e será realizado no Estádio Free State, em Bloemfontein, com ambos os times ostentando chances pequenas de avançar às oitavas-de-final.

Veja também:
Copa: Mais quatro seleções garantirão vaga nesta terça-feira!

Tanto franceses quanto sul-africanos somam apenas um ponto contra quatro de México e Uruguai, que se enfrentam no mesmo horário e se classificam em caso de empate. Enquanto que uma seleção decepciona pela fragilidade, outra vem dando vexame, e a partida pode ser um "show de horrores".

Salve-se quem puder
Enquanto a África do Sul peca pela falta de qualidade, a França tem bons valores individuais, mas ostenta um grupo desunido, envelhecido, e para alguns, mal convocado. Ausências como os jogadores Nasri (meia do Arsenal-ING) e Benzema (atacante do Real Madrid-ESP) estão sendo sentidas, já que os Les Bleus não apresentam criatividade no meio-de-campo e estão inoperantes no ataque.

Para melhorar as coisas, Raymond Domenech, treinador da equipe, deixa o principal jogador francês - o atacante Thierry Henry - no banco de reservas, e escala o time baseado em seus conceitos de astrologia. Tinha tudo para dar errado, e deu. No sábado, o atacante Anelka foi cortado, após xingar o comandante da equipe. Um dia depois, o lateral-esquerdo e capitão Patrice Evra quase "saiu no tapa" com o preparador físico da França, Robert Duverne, que precisou ser contido para não agredir o jogador.

A cereja do bolo foi o pedido de demissão do chefe da delegação francesa na Copa, Jean-Louis Valentin, que também é vice-presidente da federação de futebol do país. Mesmo assim, pelo menos no papel, os franceses tem um time bem melhor e em um dia normal, seriam capazes de golear a África do Sul.

Essa é a aposta da equipe, que vive grande crise mas pode colocar um ponto final nas polêmicas se conquistar uma inesperada, mas possível vaga nas oitavas-de-final. Assim como Parreira, Domenech pode estar fazendo sua primeira partida no comando da França, já que Laurent Blanc, capitão do time campeão em 1998, assume após a Copa. Para o lugar do cortado Anelka, o teimoso Domenech deve optar pela escalação de Gignac, deixando Henry novamente no banco.

Tabu...
A esperança é a última que morre, pelo menos para os anfitriões deste Mundial. A equipe era considerada fraca ainda antes do início da Copa, e acabou "mostrando sua cara" ao empatar com o México e perder por 3 a 0 para o Uruguai.

O cenário mais fácil para a classificação seria uma derrota dos mexicanos por uma boa margem de gols (dois ou mais), aliado à uma vitória por três gols de diferença do time comandado pelo técnico Carlos Alberto Parreira. Ou seja, a segunda vaga será decidida no saldo de gols, caso não haja empate no duelo das Américas.

O selecionado pode ser o único anfitrião da história das Copas do Mundo a não passar da fase de grupos. Parreira, que está em seu sexto mundial, terá que quebrar um tabu histórico - nunca venceu no comando de uma seleção estrangeira (já comandou Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes).

Após a derrota para o Uruguai, o treinador se viu sob pressão e algumas personalidades sul-africanas pediram sua cabeça. É o caso de Lucas Radebe, ex-zagueiro e capitão do selecionado na Copa de 1998, que criticou a convocação de Parreira e pediu um treinador local no comando dos Bafana Bafana. À espera de um milagre, o brasileiro pode fazer seu último jogo como técnico da equipe.

Ficha Técnica

França x África do Sul
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein, na África do Sul
Data: 22/06/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)

França
Lloris, Sagna, Evra, Gallas e Abidal; Diaby, Toulalan e Malouda; Gignac, Ribery e Govou.
Técnico: Raymond Domenech

África do Sul
Josephs, Gaxa, Mokeona, Khumalo e Masilela; Letsholonyane, Dikgacoi, Modise, Tshabalala e Pienaar; Mphela.
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário