segunda-feira, 21 de junho de 2010




Chile 1 x 0 Suíça - Recorde e classificação (quase) garantida
Campinas, SP, 20 (AFI) - O Chile deu um passo importante para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Na manhã desta segunda-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, venceu a Suíça, por 1 a 0, com gol de Mark González, aos 29 minutos do segundo tempo.

Confira também:
Portugal 7 x 0 Coreia do Norte - Lusos arrasadores goleiam Coreia

Com o resultado, o Chile chegou aos seis pontos, assumindo isoladamente a ponta do Grupo H. A Suíça ficou com três, em segundo. Espanha e Honduras, que não tem nada jogam às 15h30.

Como os chilenos assumiram a ponta, na chave, todas as seleções Sul-Americana - Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai - estão na liderança de seus respectivos grupos na África co Sul.

Os suiços, por outro lado, quebraram o recorde da Itália ao ficar o maior tempo sem levar gols na história das Copas do Mundo. A seleção ficou 559 minutos sem ver suas redes balançadas e bateu a Itália que ficou até a Copa de 90, 550 minutos sem ter as redes balançadas.

Pressão e mais pressão
Como já era esperado o Chile foi com tudo para cima do Suíça desde os primeiros minutos buscando seu gol. A primeira chance apareceu aos nove minutos. Vidal bateu forte da entrada da área e o goleiro Benaglio espalmou. No rebote, Carmona arriscou de longe para outra boa defesa do goleiro suiço.

As duas equipes jogavam um futebol bonito, mas ao mesmo tempo muito violento. Com 25 minutos de jogo, três cartões amarelos já tinham sido distribuídos. Aos 30 minutos, o meia Behrami, da Suíça, deu uma cotovelada em Vidal e acabou levando o cartão vermelho.

Com um homem a menos, a seleção europeia se fechou ainda mais e os chilenos aumentaram a pressão. Aos 40 minutos, Beausejour cruzou para Sánchez. Cara a cara com o goleiro, ele dominou no peito, mas bateu fraco, na mão do goleiro Benaglio.

Numa das poucas finalizações ao gol, a Suíça chegou aos 43 minutos. Nkufo bateu de fora da área, mas a bola saiu a esquerda do gol, sem levar muito perigo ao gol de Bravo.

Gol e festa
A pressão chilena aumentou no início do segundo tempo. Aos três minutos, Sánchez bateu de fora da área, González, impedido, desviou no meio do caminho e fez o gol. Mas, o árbitro anulou o lance de maneira correta.

Uma das poucas chances em que a Seleção Chilena furou a defesa, o goleiro fez uma defesa espetacular. Sánchez roubou a bola de Grichting e invadiu a área na diagonal. O goleiro Benaglio fechou o ângulo e salvou a Suiça de levar o gol.

De tanto pressionar, o Chile chegou ao gol aos 29 minutos do segundo tempo. Após lançamento de Valdivia, Paredes cruzou na cabeça de Mark González, que testou para o fundo das redes.

Aos 44 minutos, o Chile perdeu mais uma chance incrível de ampliar. Paredes ganhou na corrida da zaga, cortou um marcador e bateu rente à trave, tirando suspiro de todos torcedores chilenos.

A chance de empate da Suiça apareceu aos 45 minutos. Derdiyok recebeu lindo passe de calcanhar na marca do pênalti e, com toda liberdade, desperdiçou a chance do empate com um chute à esquerda do gol.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Próximos jogos
A última rodada do Grupo H na Copa do Mundo acontece na próxima sexta-feira, às 15h30. Quando a Suiça enfrenta a Honduras, enquanto o Chile encara a Espanha.

Ficha Técnica

Chile 1 x 0 Suiça

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth
Árbitro: Khalil Al Ghamdi-KSA
Cartões Amarelos: Medel, Ponce, Carmona, Matías Fernández, Valdivia e Humberto Suazo (Chile); Inler, Barnetta e Nkufo (Suiça)
Cartão vermelho: Behrami (Suiça)
Gol: Mark Gonzalez aos 29'/2T (Chile)

Chile
Bravo; Isla, Ponce, Medel e Jara; Carmona, Alexis Sánchez, Matias Fernandez (Paredes) e Vidal (Mark González); Beausejour e Humberto Suazo (Valdivia)
Técnico: Marcelo Bielsa

Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Huggel, Inler, Gelson Fernandes (Bunjaku) e Behrami; Nkufo (Derdiyok) e Frei (Barnetta)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário