domingo, 11 de julho de 2010

Transferências agitam o planeta bola Segunda-feira 5 de julho de 2010

Durante um mês, a Copa do Mundo da FIFA é o centro das atenções do planeta bola. Mas enquanto jogadores de quatro seleções disputam vagas na grande final da África do Sul 2010, outros astros dos gramados já se concentram em definir o seu futuro no futebol de clubes. O FIFA.com repassa as principais transferências das últimas semanas.

Como sempre, o currículo de atletas já consagrados foi abrilhantado ainda mais por suas atuações no Mundial. O Real Madrid, por exemplo, decidiu oferecer ao atacante argentino Gonzalo Higuaín o mesmo apoio de que ele desfruta na seleção, contratando o meia-esquerda do Benfica Ángel di María.

No rival Barcelona, que anunciou a chegada de David Villa antes da abertura da Copa do Mundo da FIFA 2010, o momento é de despedidas. O marfinense Yaya Touré jogará ao lado do irmão Kolo no Manchester City. O clube inglês receberá ainda dois semifinalistas da África do Sul 2010: o espanhol David Silva, que deixou o Valencia, e o alemão Jerome Boateng, que encerrou o seu contrato com o Hamburgo.

O Hamburgo perde um jogador do selecionado germânico mas ganha um da equipe da República Tcheca, o goleiro Jaroslav Drobny, que estava no Hertha Berlim, rebaixado para a segunda divisão. O Wolfsburg também aproveitou a fase ruim do time da capital alemã para reforçar o plantel com o defensor Arne Friedrich, que está na África do Sul. O Schalke 04, vice-campeão da Bundesliga, contratou o zagueiro do Japão e do Kashima Antlers Atsuto Uchida. Mas a contratação que mais agitou o futebol alemão coube ao Bayern Leverkusen, que recuperou o ídolo Michael Ballack, a grande ausência da equipe de Joachim Löw no Mundial. O meio-campista, cujo contrato com o Chelsea chegou ao fim, voltará ao clube com que fez muito sucesso entre 1999 e 2002.

Em Londres, quem assume o lugar de Ballack é Yossi Benayoun. Depois de ter passado por West Ham e Liverpool, o meia-atacante israelense continua na Inglaterra para vestir a camisa dos Blues. Para compensar a perda, o Liverpool trouxe do belga Standard de Liège um jogador que causou sensação no sul da África: o sérvio Milan Jovanovic, autor do gol da vitória sobre a Alemanha na primeira fase. O também sérvio Nikola Zigic troca o Valencia pelo Birmingham. Outra nova ameaça para os zagueiros ingleses é o argentino Mauro Boselli, bicampeão da Copa Libertadores da América em 2007 com o Boca Juniors e em 2009 com o Estudiantes. O atacante viverá no Wigan a sua segunda experiência no futebol europeu, após uma passagem discreta pelo Málaga em 2005/06.

O zagueiro portenho Gabriel Paletta deixa o Boca Juniors para tentar a sorte na Europa também pela segunda vez. Após uma temporada ruim e apenas três jogos disputados pelo Liverpool em 2006/07, Paletta voltará ao Velho Continente para defender as cores do Parma, cujo ataque será liderado pelo búlgaro Valeri Bojinov, que assinou com o clube ao término do seu período de empréstimo. Ainda na Itália, a Juventus decidiu apostar nos talentos locais contratando duas promessas da Azzurra: o meia-atacante Simone Pepe e o zagueiro Leonardo Bonucci. Os dois participaram da África do Sul 2010 e chegam respectivamente da Udinese e do Bari. Outro que esteve no sul do continente africano e agora troca de camisa na Série A é o argelino Abdelkader Ghezzal. Ele deixou o rebaixado Siena rumo ao Bari.

Na França, o Paris Saint-Germain abre a janela de contratações com o versátil Mathieu Bodmer, que passou os últimos meses no departamento médico do Lyon. O heptacampeão francês perde também Sidney Govou, de saída para o Panathinaikos. Para substitui-lo, o time trouxe do Rennes o atacante Jimmy Briand, que estreou na seleção nacional durante as eliminatórias para a África do Sul 2010. Quem tem a responsabilidade de balançar as redes pelo Rennes agora é o colombiano Victor Hugo Montaño, que passou quatro anos no Montpellier. Outra baixa importante na equipe é a do meia argentino Alberto Costa, contratado pelo Valencia.

O malinês Mouhamadou Dabo também está trocando o futebol francês pelo espanhol. Ele deixa o Saint-Étienne para defender o Sevilla na próxima temporada, enquanto Laurent Batlles chega ao clube vindo do Grenoble. Além de disputar a segunda divisão na próxima temporada, o Grenoble ainda perdeu o esloveno Bostjan Cesar, que irá para o Chievo depois do Mundial.

O sul-coreano Cha Du-ri foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2010 e agora se concentra na ida para o Celtic. Ele havia passado oito anos na Alemanha, o último deles no Freiburg. O uruguaio Egidio Arévalo foi um dos responsáveis pela eliminação da Coreia do Sul e segue na briga pelo título mundial. As atuações do volante no Monterrey mexicano e nos estádios sul-africanos convenceram os dirigentes do Peñarol a repatriá-lo.

Enfim, Portugal deixou a competição cedo demais, mas talvez a campanha lusitana tivesse outro destino com a presença de João Moutinho, preterido pelo técnico Carlos Queiroz. O fato é que o Porto confia no meio-campista e conseguiu fazer com que ele deixasse o Sporting, com quem disputou 173 partidas desde a sua estreia profissional em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário