domingo, 27 de junho de 2010

Brasil x Chile - Time canarinho enfrenta velho freguês por vaga nas quartas
Campinas, SP, 27 (AFI) - Nesta segunda-feira, o Brasil finalmente começa sua jornada na fase de mata-mata da Copa do Mundo ao enfrentar o Chile, às 15h30, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, pelas oitavas-de-final. O adversário é um freguês de velha data, e muito se espera da Seleção, que retorna ao palco de sua estreia no Mundial, onde bateu a Coreia do Norte por 2 a 1.

A equipe, comandada pelo técnico Dunga, encerrou sua participação na primeira fase com sete pontos, no topo do Grupo G, enquanto os chilenos ficaram em segundo, no Grupo H, com seis pontos conquistados. Havia a chance de um confronto entre Brasil e Espanha, mas a Fúria selou sua classificação no primeiro lugar, empurrado o time sul-americano, comandado por Marcelo Bielsa, para um duelo contra a seleção canarinho.

O Brasil é considerado amplo favorito para o jogo, já que além de ter mais qualidades individuais, leva vantagem no retrospecto. Em Copas do Mundo, foram duas partidas entre brasileiros e chilenos, ambas com vitória do Brasil, e de goleada. Em 1962, o time de Garrincha bateu os anfitriões daquele Mundial por 4 a 2, enquanto que no último confronto entre as duas seleções, em 1998, o selecionado brasileiro ganhou por 4 a 1, com dois gols do atacante Ronaldo, na fase de oitavas-de-final.

Na era Dunga, foram cinco partidas contra os adversários desta segunda-feira, com cinco vitórias brasileiras e 20 gols marcados, seis deles anotados por Robinho, que atuou em quatro destes cinco duelos.

Dúvida
O técnico Dunga ainda não definiu a escalação titular do Brasil para o jogo. A dúvida fica por conta do volante Felipe Melo, que machucou o tornozelo na partida contra Portugal, e não tem presença garantida. Caso não tenha condições de jogo, o atleta deverá ser substituído por Josué ou Ramires, enquanto que Kléberson corre por fora.

Por outro lado, os retornos são animadores. Os meias Elano e Kaká, e o atacante Robinho, voltam para reforçar o time canarinho, e em boa hora, já que o selecionado nacional mostrou sentir a falta dos jogadores no empate por 0 a 0 contra os lusos, na última sexta-feira (25).

Retrospecto não ganha jogo
Questionado sobre o ótimo retrospecto que ostenta sobre os adversários nas oitavas-de-final, Dunga afirmou que os números não passam de estatística, e que dentro de campo a história é diferente.

"O que passou fica na estatística. O importante é o jogo de agora. Vitórias passadas só valem para dizer para os amigos que vencemos esses jogos, mas de nada vale para nós agora, o importante sempre é o próximo jogo", ressaltou o treinador brasileiro. A esperança do torcedor brasileiro é de que o Brasil que entre em campo seja o mesmo que bateu a Costa do Marfim por 3 a 1, ao contrário daquele que sofreu para bater a Coreia do Norte e empatar com Portugal.

Medo?
Sempre ofensivo, o técnico Marcelo Bielsa não ficou muito feliz com a segunda colocação de sua equipe no Grupo H. Ao saber que enfrentaria o Brasil, o treinador deu sinais de desolamento e tristeza momentos após o final da partida entre sua equipe e a Espanha, vencida pela Fúria por 2 a 1.

O treinador ainda tem algumas dúvidas para escalar o Chile. Ponce e Medel receberam o segundo amarelo diante dos espanhóis e estão suspensos, enquanto que Estrada foi expulso no mesmo duelo e também não pode jogar. Os desfalques, aliados ao inconsciente medo de perder do treinador, que é freguês de Dunga nos confrontos, podem fazer com que o Chile abdique de seu jogo ofensivo para se resguardar mais na defesa.

Ficha Técnica

Brasil x Chile
Local: Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, na África do Sul
Data: 28/06/2010
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)

Brasil
Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
Técnico: Dunga

Chile
Bravo, Isla, Contreras, Jara e Vidal; Carmona, Millar, Fernández e Sánchez; Beausejour e Suazo.
Técnico: Marcelo Bielsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário